O serviço de tradução Google Translate ganha 110 novas línguas, algumas delas como esforço de preservação.
A Google anunciou que está a adicionar suporte para 110 novos idiomas ao Google Translate, utilizando o modelo de IA PaLM 2 para as traduções. Estes idiomas incluem Afar, Cantonês, Manx, Nko, Punjabi (Shahmukhi), Tamazight (Amazigh) e Tok Pisin, abrangendo mais de 614 milhões de pessoas, cerca de 8% da população mundial. Mas se alguns dos idiomas contam com 100 milhões de falantes activos, outros são línguas "mortas", que estão a ser adicionada como esforço de preservação para a posteridade.
O modelo AI da Google considera as variações regionais, dialectos e diferentes padrões ortográficos ao adicionar suporte para um idioma, com a Google a dar como exemplo os diferentes dialectos de Romani na Europa, e com os quais o Google Translate conseguirá lidar, incorporando elementos dos dialectos mais adequados.
Esta expansão de 110 idiomas faz parte da iniciativa da Google para suportar 1.000 idiomas, anunciada em 2022. Nesse ano, a empresa adicionou suporte para 24 idiomas falados por mais de 300 milhões de pessoas. Com esta última actualização, o Google Translate passa a suportar 243 idiomas e torna-se num imprescindível aliado para todos os que tiverem que comunicar em idiomas que não dominam.
2024/06/27
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Milagre.... finalmente temos lá o Português de Portugal !!!
ResponderEliminar