2024/06/15

Intel ainda não sabe a real causa da instabilidade dos seus CPUs

Contrariamente ao que estava a ser noticiado, a Intel clarificou que ainda não determinou a origem da instabilidade dos seus CPUs Intel Core i9 13th e 14th Gen "Raptor Lake" e "Raptor Lake S".

A Intel tem sido atormentada por problemas de estabilidade dos seus CPUs topo de gama das gerações mais recentes, que têm obrigado os utilizadores a abandonar as configurações optimizadas / aceleradas das motherboards e optar por configurações que reduzem o seu desempenho.

Nos últimos dias, começou a circular uma notícia de que a Intel teria finalmente descoberto a causa da instabilidade, e que estaria relacionada com um erro no sistema Enhanced Thermal Velocity Boost (eTVB), que estaria a aplicar overclock aos cores do CPU mesmo em cirunstâncias em que o seu aquecimento seria excessivo, e que até poderia resultar em danos permanentes no CPU. Mas a Intel já veio clarificar que, embora o eTVB possa contribuir para o problema, não é a causa original do que tem sido detectado.

Até que toda a situação fique esclarecida, a Intel continuará a ser penalizada e a perder a confiança dos utilizadores, que certamente não estarão dispostos a investir milhares de euros num PC topo de gama, para se arriscarem a "fritar" o CPU, ou estarem sujeitos a crashes frequentes durante tarefas de processamento intensivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)