2024/06/05

Microsoft reactiva programa beta do Windows 10

Apesar do Windows 10 já ter morte anunciada para Outubro de 2025, a MS está a reabrir o programa beta para testar novas funcionalidades e melhorias.

O Windows 10 já recebeu a funcionalidade AI Copilot, originalmente estreada de forma exclusiva no Windows 11, mas além disso, a MS anunciou que o Canal Beta está agora disponível para os Windows Insiders no Windows 10, facilitando o desenvolvimento de novas funcionalidades. Com isto, espera lançar novidades e melhorias antes que o sistema operativo chegue ao fim do suporte oficial a 14 de Outubro de 2025.

A adesão ao Canal Beta não altera este prazo. Depois de outubro de 2025, a Microsoft oferecerá atualizações de segurança para o Windows 10, mas que terão que ser pagas. Para as empresas espera-se um preço inicial de $61 por licença no primeiro ano, duplicando nos dois anos seguintes. Mas o preço para os utilizadores domésticos continua a ser uma incógnita.

A Microsoft tem começado a intensificar a publicidade para os utilizadores Windows 10 se mudarem para o Windows 11, não se pode ignorar que muitos PCs não cumprem os requisitos de hardware. O Windows 11 suporta apenas CPUs de 2018 em diante e exige chip de segurança TPM, e apesar de alguns desses requisitos poderem ser contornados de forma não oficial, na próxima actualização o sistema irá deixar mesmo de funcionar em CPUs mais antigos.

Por outro lado, tendo em conta que praticamente todas as actualizações do Windows têm vindo com bugs indesejados, resta esperar que este programa beta possa contribuir para que menos cheguem até aos utilizadores finais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)