Ainda a mais de um ano do fim do suporte oficial do Windows 10, a Microsoft já começou a apresentar ecrãs que incentivam os utilizadores a mudarem do Windows 10 para o Windows 11.
Fazendo relembrar as más tácticas usadas para tentar empurrar os utilizadores do Windows 7/8 para o Windows 10, a MS volta a não ter pudor em se intrometer no funcionamento do sistema operativo para promover a mudança para o Windows 11 mais recente.
O Windows perde o suporte oficial a 14 de Outubro de 2025, e apesar de ainda se estar a mais de um ano dessa data, alguns utilizadores com Windows 10 já estão a levar com publicidade de ecrã completo a tentar "assustá-los" para que se mudem para o Windows 10, uma vez que deixarão de ter direito a actualizações. Mas, na verdade, a MS deverá disponibilizar suporte acrescido durante mais tempo para o Windows 10 - só que não faz referência a isso, nem tão pouco indica quanto é que isso irá custar. Para as empresas, a MS tem cobrado $61 por licença, com preço a duplicar a cada ano que passa, até ao prazo máximo de três anos.
Refira-se que a mudança para o Windows 11 acabará por ser inevitável para os utilizadores Windows, pois não será recomendado utilizar um Windows não actualizado. Por outro lado, há que ter em conta que a mudança para o Windows 11 pode acabar por se transformar na compra de um novo PC, já que o Windows 11 está prestes a deixar de funcionar em CPUs mais antigos nos quais ainda ia funcionando, mesmo sem suporte oficial - além de agora ter começado a forçar a criação e associação de uma conta Microsoft.
Será sempre uma boa oportunidade para explorarem outros sistemas operativos, que até estão disponíveis gratuitamente e asseguram actualizações de longa data. E a velha questão de se ter que usar Windows por causa dos jogos, lentamente tem vindo a ser derrotada, tendo-se até casos em que os jogos Windows ficam mais rápidos em Linux do que no próprio Windows (e o Steam Deck da Valve muito tem contribuído para essa mudança).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)