A app do Gmail para iOS ocupa quase 550 MB, um valor excessivo que foi dissecado para se tentar perceber porquê.
Hoje em dia poucas pessoas ligam ao tamanho das apps, pelo menos até ao momento em que ficarem sem espaço livre no seu smartphone. A partir daí começam a dar mais valor a esse "detalhe", e no processo descobrem-se coisas curiosas, como o facto de até uma app supostamente simples, como o Gmail, ocupar mais de meio gigabyte de espaço (antes de começar a acumular centenas de MB de emails em cache).
Porque motivo uma app destas ocupa tanto espaço? A Emerge Tools dissecou a app e revela que a app em si ocupa 225 MB, a que se somam mais 99 MB em plugins, e 46 MB em frameworks. Mas o que mais pesa são as localizações, as traduções para todas as línguas suportadas, que fazem a app crescer mais 130 MB. Aparentemente, e ao contrário do que acontece em Android, onde as apps podem carregar apenas as línguas escolhidas pelo utilizador, no iOS as apps têm que ter todas as traduções incluídas.
Há também outros aspectos técnicos, como o facto da app incluir mais de 20 mil ficheiros com tamanho inferior a 4K. Como no iOS o bloco mínimo para ficheiros é 4K, isso faz com que sejam desperdiçados mais 56 MB.Good question @VishalMalvi_ ! Here's what's going on behind the scenes of the @gmail iOS app 👇 pic.twitter.com/PTWPUlBaNh
— Emerge Tools (@emergetools) July 9, 2024
A conclusão é que, apesar da Google ter todos os recursos imagináveis para criar as suas apps, e do Gmail ser uma app utilizada por centenas de milhões de pessoas, parece não haver qualquer interesse em optimizar devidamente as apps. Imagine-se só: reduzir o Gmail de 540 MB para metade do espaço representaria petabytes de dados poupados, com as consequentes poupanças em termos de energia, custos, e também de espaço ocupado desnecessariamente no smartphone de todos os utilizadores.
Fui verificar no meu Pixel 5 com Android 14 e vejo a app Gmail com 250MB.
ResponderEliminarMas fiquei perplexo ao verificar que a app Google (que não uso) ocupa 1,34 GB!!
😳😳😖