2025/08/13

Gmail para iOS já está perto dos 700 MB

A app do Gmail para iOS continua a crescer, tendo aumentado mais de 100 MB no último ano e superando os 670 MB.

Há cerca de um ano criticávamos o facto ridículo da app do Gmail, que basicamente só tem que ter a função de mostrar emails, ocupar mais de 540 MB. Mas, ao longo do último ano, não só a Google parece ter ignorado todos os pedidos para optimizar o tamanho da app, como a fez crescer ainda mais, agora ocupando 677 MB na sua versão mais recente.

Se a ele juntarmos o (praticamente defunto) Google Chat, que representa mais 388 MB, estamos a falar mais de 1 GB para estas duas apps.
É certo que hoje em dia nos acomodamos tanto ao facto de "desperdiçar" espaço que já nem se considera isto uma barbaridade. Mas a verdade é que não há qualquer desculpa para que tal seja aceitável. Nem mesmo a desculpa de que o Gmail tem o Google Chat integrado serve de consolo, quando - para referência - temos apps como o WhatsApp, que disponibilizam mensagens, videochamadas, comunidades, e mais, e que se ficam pelos 223 MB.


Há coisas que são questões técnicas do próprio iOS, que aparentemente obriga que as apps mantenham todos os textos de todas as línguas suportadas em vez de apenas usarem a língua activa ou seleccionada - e que no caso do Gmail é responsável por 150 MB do espaço. Mas, havia formas de lidar com isso, sendo possível poupar 90% desse valor comprimindo as línguas não usadas.
Há também 22 MB que foram acrescentados unicamente pela Google ter adicionado mais 6 mil ficheiros de pequena dimensão (com menos de 4 KB) ao projecto. Como o iOS usa um espaço mínimo de 4.1 KB por ficheiro, o desperdício é sempre a multiplicar. No total, seria possível poupar quase 80 MB se a Google condensasse todos os pequenos ficheiros num único ficheiro grande.

Numa altura em que tanto se fala do desperdício energético do processamento AI, porque é que ninguém se preocupa com o impacto do download de milhões de terabytes adicionais desnecessários. Com milhares de milhões de utilizadores, de cada vez que o Gmail lança uma actualização, isso representa "biliões" de downloads, e onde todos os gigabytes poupados teriam peso ainda mais significativo.

Com a Google a tanto promover o Gemini como ferramenta de luxo para assistir a programação, talvez numa das próximas versões do Gmail a equipa da Google possa pedir ao Gemini para tratar deste assunto e reduzir o tamanho da app do Gmail para valores mais aceitáveis.


Actualização: Em poucos meses já cresceu para perto dos 750 MB!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)