Temos vindo a criticar o tamanho da app do Gmail há bastante tempo. Há pouco mais de um ano queixamos-nos de que a app já tinha um tamanho excessivo de quase 550 MB, sendo que passado um ano a app já tinha aumentado ainda mais para os 670 MB. E lamentavelmente, em vez de melhorar, a situação parece estar a piorar.
Agora, em apenas três meses, a app do Gmail para iOS cresceu para os 741 MB!
Hey @gmail isn’t this getting a bit out of hand? pic.twitter.com/HUs7Jrrxl0
— Carlos Martins (@ptnik) November 17, 2025
É certo que há apps que podem justificar perfeitamente a necessidade de tal tamanho, mas é difícil acreditar que seja esse o caso para uma app de email (mesmo com a condicionante de que também inclui o serviço de mensagens integrado).
Como se viu em análises passadas, o maior problema parece ser mesmo a falta de cuidado - e vontade - para tornar a app mais compacta. Em versões anteriores, viu-se que dezenas de MB são desperdiçados apenas por a Google incluir mais de 20 mil(!) ficheiros de tamanho inferior a 4 KB (como no iOS o bloco mínimo para ficheiros é 4K, mesmo um ficheiro com poucos bytes é "aumentado" para esse valor), a par de centenas de MB para traduções em línguas que o utilizador nunca irá utilizar.
Quanto mais terá a app que crescer para que, até os utilizadores menos técnicos, comecem a não poder ignorar este excesso? Será preciso a app chegar ao 1 GB, ou mais, para que se comece a pedir mais atenção a estes desperdícios - com a app a ser usada por milhares de milhões de pessoas, imaginem só as muitas centenas de petabytes transferidos desnecessariamente a cada actualização!


















nem parece trabalho da google, deixar a App chegar a esse tamanho, desperdício de traffico desnecessário.. então eles não tem em conta a pegada de carbono?
ResponderEliminar