2025/11/18

Windows 11 ganha opção para agentes AI

Apesar das críticas a MS avança com um Windows 11 com agentes AI integrados.

A Microsoft está a preparar terreno para um Windows com "agente AI" integrado, materializado na forma de uma nova opção que apareceu nas builds de preview mais recentes. Chamado "experimental agentic features", este opção fica nas Definições e, quando ligado, permite que agentes de AI assumam o controlo do PC, podendo clicar, escrever, fazer scroll, e tratar de tarefas como uma pessoa faria.

O grande motivo? Os futuros Copilot Actions, uma funcionalidade que deixará o Copilot automatizar coisas como recortar imagens, mudar nome ficheiros, ou entrar em apps para resolver tarefas. Os utilizadores poderão ver o processo a decorrer numa janela própria ou minimizar e continuar a usar o computador enquanto a AI trata do trabalho em background - desde que tenham activado esta opção experimental.
A boa notícia é que a opção vem desligada, só sendo activada pelos utilizadores que quiserem esta funcionalidade. A Microsoft diz que mais apps com AI irão aproveitar estas capacidades "agentic", embora sem detalhar como ou quais.

Embora a empresa garanta que o Windows não vai ser só AI e mais nada, adicionar esta opção poucos dias depois de levar com críticas por estar demasiado focada em inteligência artificial não é a melhor imagem. Ainda assim, se for bem feito, deixar agentes AI tratarem do trabalho aborrecido pode tornar o Windows mais inteligente e menos cansativo - o grande problema é se estes agentes AI chegarem cheios de bugs, como tem sido frequente em quase todas as actualizações que têm sido lançadas para o Windows.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)