2025/11/16

Anúncio da Microsoft promove Copilot a falhar

Um anúncio da Microsoft a promover o Copilot no Windows está a tornar-se viral, mas pelos piores motivos.

A Microsoft tem apostado tanto em fomentar o uso de AI no Windows 11 que o seu mais recente anúncio acaba por mostrar exactamente o contrário do pretendido: o Copilot falha, confunde-se, e o utilizador acaba por resolver o problema sozinho. O vídeo, publicado nas redes sociais como parte de uma nova campanha que recorre a YouTubers e influenciadores, está a dar que falar, mas pelos motivos errados.

No anúncio, o utilizador pede: "Hey Copilot, quero tornar o texto do ecrã maior". O assistente começa por indicar onde clicar, mas não leva o processo até ao fim. O utilizador precisa de insistir com um "podes mostrar onde clicar a seguir?" antes de o Copilot finalmente destacar a opção, só que em vez de ser a opção de mudar o tamanho do texto, é a opção de mudar a escala de todo o ecrã, que afecta texto e tudo o resto. Mas além disso, o assistente sugere escolher a opção de 150%, valor que já estava seleccionado. O utilizador acaba por ter que escolher a opção de 200% por sua iniciativa.
O Windows 11 tem uma opção de acessibilidade para aumentar apenas o tamanho do texto, sem alterar elementos do sistema, que seria a resposta mais adequada para o pedido feito. Mas o Copilot nem sequer indicou a existência dessa definição. Como se pode imaginar, as reacções ao vídeo têm sido implacáveis.

Este episódio surge numa altura em que a Microsoft insiste na visão de um Windows com cada vez maior integração de AI e agentes AI. Numa publicação recente a esse respeito feita pelo presidente da divisão Windows, Pavan Davuluri, os comentários foram tão negativos que teve que desactivar as respostas. A visão da MS para o Windows parece estar cada vez mais distante daquela que os utilizadores desejam, com o sistema operativo carregado de bloatware, avisos constantes para usar Copilot ou OneDrive, criação forçada de conta Microsoft, e actualizações que consistentemente têm trazido bugs com maior ou menor gravidade.

Com este vídeo a demonstrar que o Copilot pode nem assistir o utilizador como seria pretendido a ajustar as opções do Windows, a MS apenas dá mais motivos para que os críticos continuem a criticar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)