O WhatsApp está prestes a permitir a integração com apps de mensagens de terceiros na Europa.
O WhatsApp está prestes a abrir as portas a aplicações de mensagens rivais na Europa, cumprindo as regras do Digital Markets Act (DMA). A Meta confirmou que a interoperabilidade será disponibilizada "em breve" e que todas as conversas continuarão protegidas com encriptação end-to-end, mantendo o mesmo nível de segurança já existente na plataforma.
As primeiras apps a integrarem-se com o WhatsApp serão o BirdyChat e Haiket - nomes pouco conhecidos, mas que ilustram a intenção da UE de nivelar o campo e reduzir a dependência dos grandes serviços. Quando o sistema estiver activo, os utilizadores europeus vão receber uma notificação nas definições do WhatsApp com instruções para aderir à funcionalidade. A integração funcionará tanto em iOS como em Android, mas ficará de fora das versões desktop, web e tablets, o que poderá prejudicar a sua utilização.
Para que se mantenha o nível de segurança, a Meta exige que qualquer app de terceiros utilize o mesmo padrão de encriptação do WhatsApp e não terá acesso aos conteúdos das conversas. A interoperabilidade permitirá trocar mensagens, fotos, vídeos, notas de voz e documentos, mas apenas entre utilizadores com números registados em regiões abrangidas pelo DMA.
Quando a função chegar, os utilizadores poderão escolher se querem receber as mensagens de terceiros numa pasta separada ou integradas na caixa de entrada principal. A Meta avisará sempre que uma nova app compatível estiver disponível. A Meta ainda faz questão de referir que as apps externas poderão "tratar os dados de forma diferente", o que parece revelar um total esquecimento dos muitos atropelos que a empresa já cometeu com os dados dos utilizadores (como o escândalo Cambridge Analytica).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)