2022/01/11

Gmail ultrapassa os 10 mil milhões de downloads

Demonstrando o peso que tem no mundo actual, a app do Gmail ultrapassou a marca dos 10 mil milhões de downloads na Play Store.

É um número que se torna ainda mais significativo quando nos lembramos que o mundo tem actualmente 7.9 mil milhões de pessoas, o que significa que isto equivale a que toda as pessoas do mundo o tivessem descarregado mais de uma vez. Por outro lado, é também uma das apps "obrigatórias" para qualquer dispositivo Android que deseje receber a certificação da Google, pelo que o seu número acaba também por ser influenciado por isso, sendo contabilizado mesmo no caso dos utilizadores que não lhe dão uso.

Mesmo assim, há seguramente milhares de milhões de pessoas a utilizarem o Gmail, e infelizmente isso tem levado a Google a cometer alguns (bastantes?) abusos na app do Gmail.

O Gmail há muito que deixou de ser apenas uma app de email, sendo actualmente usada pela Google como porta de entrada para impingir todo o tipo de serviços que considere necessitarem de promoção adicional, incluindo o seu mais recente serviço de mensagens Google Chat, e até o de video-conferências Google Meet - independentemente dos utilizadores Gmail os quererem utilizar ou não.
Esperemos que esta táctica não acabe por matar esta "galinha dos ovos de ouro", ao começar a fazer os utilizadores perderem a paciência com uma app de email que se preocupa mais em impingir estes serviços adicionais do que se focar em melhorar o serviço de email que se esperaria (o Gmail tem estado parado no tempo há anos, não oferecendo funcionalidades que outros serviços oferecem há anos, como criação de endereços de email secundários ou temporários).

E é também caricato que ver que, após todos estes anos, a Play Store continua a disponibilizar a mesma informação completamente inútil de "varia com dispositivo" para quem quiser ver coisas como o tamanho da app do Gmail, ou até a sua versão!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)