2024/07/16

SpaceX testa motores do Super Heavy para próximo voo da Starship

Apesar de estar com os lançamentos temporariamente suspensos devido ao problema no último voo, a SpaceX continua a preparar o quinto voo da Starship.

A SpaceX está a investigar a falha que ocorreu no segundo estágio do foguete Falcon 9 devido a uma fuga de oxigênio líquido, que levou à perda de todo o lote de satélites Starlink (que foram lançados a menos de metade da altitude pretendida). Enquanto isso, continua a trabalhar para o próximo voo de teste da Starship no próximo mês, realizando com sucesso um teste estático dos 33 motores Raptor no booster Super Heavy da Starship.

Este seria o tipo de teste que destruiria por completo a base de lançamento, se a SpaceX não tivesse aprendido a lição com o primeiro lançamento, que projectou destroços da plataforma a quilómetros de distância e deixou uma cratera gigante no chão.

Durante o quarto voo de teste da Starship, a SpaceX guiou com sucesso o booster Super Heavy para um pouso controlado no Golfo do México. O próximo voo testará um escudo térmico melhorado, alhetas de controlo reposicionadas, e também a tentativa de apanhar o booster com os braços da torre de lançamento. Este método, se bem-sucedido, marcará um passo importante para a rápida reutilização dos boosters permitindo acelerar consideravelmente a cadência de lançamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)