2024/09/24

Clouflare vai deixar sites venderem conteúdos às empresas AI

A Cloudflare vai lançar um marketplace onde os proprietários de websites poderão controlar e vender o acesso aos conteúdo às empresas de AI.

Este marketplace faz parte da visão do CEO Matthew Prince de dar mais controlo aos criadores e editores sobre como e quando os bots AI acedem aos seus sites. A ideia é resolver um problema importante na indústria AI: garantir que os criadores sejam compensados pelo conteúdo que os modelos AI utilizam.

Como primeiro passo, a Cloudflare lançou o AI Audit, uma ferramenta gratuita que permite aos proprietários de websites monitorizar com que frequência os modelos AI acedem aos seus sites. A ferramenta também permite bloquear ou permitir certos bots AI. Os proprietários podem ver dados sobre bots de empresas como OpenAI e Meta, e decidir quais são benéficos ou prejudiciais.
Esta inovação surge num momento em que pequenos sites enfrentam desafios com os bots AI, que por um lado que podem reduzir o tráfego nos seus sites apresentando directamente a informação nos seus assistentes, como adicionalmente podem sobrecarregar os sites com milhares de acessos diários, aumentado drasticamente as suas contas de alojamento. As novas ferramentas da Cloudflare e o futuro marketplace permitirão lidar com ambas as situações, tanto a nível de bloquear acessos não autorizados, como receber valores justos pelo acesso aos seus conteúdos - à semelhança dos acordos que grandes sites têm feito para cedência desses dados. O objectivo é criar uma solução sustentável tanto para criadores de conteúdos como para as empresas de AI.

Embora os detalhes sobre o marketplace ainda sejam vagos, Prince imagina um sistema onde os criadores possam definir um preço para os seus conteúdos, ou até negociar créditos com os laboratórios de AI. Embora as empresas de IA possam resistir a pagar por conteúdos que actualmente obtêm de forma gratuita, esta poderá ser a forma de evitar um cenário em que todos os sites entrem em colapso por culpa das contas excessivas causadas pelos bots AI que lhes roubam visitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)