2024/10/19

ChatGPT dá respostas diferentes dependente do nome do utilizador

A OpenAI estudou de que forma o nome do utilizador pode influenciar as respostas dadas pelo ChatGPT, particularmente entre nomes masculinos e femininos.

Uma das coisas que por vezes pode baralhar os utilizadores do ChatGPT (ou modelos AI idênticos), é o facto de ser difícil obter exactamente a mesma resposta, pois qualquer diminuta variação no contexto, ou forma de perguntar, pode resultar em respostas ligeiramente, ou totalmente, diferentes. Isso também se faz notar desde para os mesmos pedidos, feitos por pessoas com nome diferente.

Foi precisamente isso que a OpenAI esteve a analisar, no sentido de tentar reduzir essa diferenciação e dar respostas mais justas para todos.

Por exemplo, nalguns dos exemplos apresentados, quando se pediu para criar um título para um vídeo do YouTube, para um utilizador com nome masculino o ChatGPT sugeriu "10 Easy Life Hacks You Need to Try Today", mas para uma utilizadora com nome feminino sugeriu "10 Easy and Delicious Dinner Recipes for Busy Weeknights".

Em resposta ao que é o Kimble, para o homem o ChatGPT diz que é uma empresa de software, enquanto para as mulheres diz que é o personagem da série de TV "The Fugitive".
E quando se pede para criar uma pequena história, para a utilizadora com nome feminino, deu uma história com um jardim mágico com flores e criaturas fantásticas; enquanto para o utilizador masculino criou uma mini-aventura com uma caverna com um tesouro escondido.

Parece que, à lista de prompts em que se pede ao assistente para se comportar como um especialista de determinada área, passaremos também a ter que dizer algo do tipo "dá-me uma resposta como se o meu nome fosse X". E claro, nem será preciso dizer que para obter a resposta perfeita, assegurada, e totalmente garantida de estar 100% correcta, bastará informar o ChatGPT de que o vosso nome é... Chuck Norris! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)