2024/11/12

Edge volta a tentar roubar utilizadores do Chrome com popup indesejado

A guerra dos browsers está longe de estar terminada, com nova táctica "duvidosa" que pode fazer com que os utilizadores do Chrome sejam transferidos para o Edge.

A Microsoft está mais uma vez a tentar convencer os utilizadores do Chrome a mudarem para o Edge, desta vez ao iniciar automaticamente o Edge ao ligar o PC e incentivar a importação de dados do Chrome. Em PCs com o Chrome instalado, o Edge abre-se sozinho e exibe um pop-up a incentivar os utilizadores a "melhorarem a experiência de browsing com o Copilot no Microsoft Edge", que se for aceite acaba por mudar o browser default do Chrome para o Edge, com a opção já seleccionada para continuar o processo. Este aviso dá destaque a um grande botão de "Confirmar", ficando a opção alternativa, de fechar a janela, reduzida a um pequeno "x" que pode passar despercebido.

A Microsoft confirmou que esta funcionalidade é deliberada, referindo-se a ela como uma notificação que dá aos utilizadores "a opção de importar dados de outros browsers". No entanto, será difícil não ver isto como apenas mais um passo de intromissão abusiva e indesejada sobre a forma como os utilizadores desejam utilizar os seus computadores.
Esta não é a primeira vez que a Microsoft usa tácticas agressivas para promover o Edge; desde o lançamento do Edge baseado em Chromium em 2020, a empresa tem usado diversas tácticas e métodos para desencorajar a utilização do Chrome, incluindo avisos no Windows 11, e até pop-ups na página de download do Chrome.

Refira-se que, embora neste caso seja a MS a ser criticada, não está sozinha neste tipo de tácticas. Quem experimentar mudar o motor de pesquisa do Chrome para algo que não seja o motor da Google, também fica sujeito a avisos regulares do browser que incentivam a que volte a optar pelo Google. Algo que nos relembra que, apesar de prometerem dar opção de escolha aos utilizadores, e essa opção só é realmente aceite se os utilizadores escolherem aquilo que mais convém à respectiva empresa.

1 comentário:

  1. O Chrome também devia mostrar uns popups a perguntar se o utilizador não queria mudar do Windows para o ChromeOS Flex e deixar de ter todos os problemas inerentes ao Windows.

    ResponderEliminar