A Apple e a Samsung parecem estar a enfrentar o mesmo tipo de problemas para reduzirem a espessura dos seus smartphones.
Tanto a Apple como Samsung estão a trabalhar em modelos "ultra-finos" de iPhones e Galaxy S para o próximo ano, e parecem estar a enfrentar obstáculos semelhantes para reduzir a espessura face aos seus modelos actuais. Aparentemente, os principais desafios são a redução da espessura da motherboard e da bateria.
A Apple parece ter resolvido o problema da motherboard, estando agora a tentar fazer com que a sua solução tenha um custo aceitável. Para a bateria, embora tenha explorado novas tecnologias que permitiriam reduzir a sua espessura, parece ter-se resignado a usar baterias convencionais devido a dificuldades de produção (e certamente não quererá arriscar numa tecnologia sem provas dadas que poderia resultar num novo incidente ao estilo do que atormentou a Samsung no Galaxy Note 7). O resultado de tudo isto é um iPhone 17 Slim que se deverá ficar pelos 6 mm de espessura, valor não muito significativo face aos 7.8 mm do iPhone 16 Plus. O novo modelo deverá ter um ecrã OLED de 6.6" e poderá representar entre 5-10% das remessas da Apple no próximo ano, segundo o analista Ming-Chi Kuo.
Entretanto, o Galaxy S25 Slim da Samsung, que substituirá o Galaxy S25 FE, também está a enfrentar problemas na produção de motherboards mais finas. No entanto, a Samsung parece estar melhor encaminhada a nível de criar uma bateria mais fina. Embora ainda não haja informação oficial sobre a espessura exata do S25 Slim, este modelo terá obrigatoriamente que ser mais fino que o mais fino modelo actual da série S24, que tem 7.6 mm.
Confesso que não estava à espera que houvesse tantas dificuldades em criar um smartphone abaixo dos 5 mm de espessura, especialmente tendo em conta que já tivemos exemplos como o Surface Duo que tinha espessura de 4.8 mm em cada uma das suas secções dobráveis. Por outro lado, nem a Apple nem a Samsung podem lançar um smartphone que não tenha 5G, câmaras com qualidade minimamente aceitável, e uma autonomia funcional que permita pelo menos um dia de uso normal; tudo coisas que não podem ficar esquecidas e que complicam a redução da espessura.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)