2024/11/25

Trocar bateria nos EV vai ficar mais barato

O receio do custo elevado de trocar a bateria num automóvel eléctrico é algo que ainda assusta muitos consumidores, mas esse custo deverá baixar significativamente nos próximos anos.

Um novo relatório antevê um futuro ainda mais animador para o uso prolongado dos veículos eléctricos (EV). Com a descida do preço do lítio, substituir uma bateria de EV poderá tornar-se tão, ou mais económica, quanto reparar um motor de combustão. Até 2030, avanços na densidade energética e durabilidade deverão reduzir significativamente os custos de substituição, prolongando a vida útil dos EV usados.

Mesmo actualmente, a substituição de baterias de EV é rara, devido às garantias de vários anos e centenas de milhares de quilómetros, com muitas baterias a durarem muito mais. Por exemplo, condutores dos Tesla frequentemente relatam percorrer mais de 300 mil quilómetros com pouca degradação. Mas na eventualidade de ser necessária a sua substituição, espera-se que os custos diminuam drasticamente, com estimativas de 4 a 5 mil euros para uma bateria de 100 kWh até 2030 — valores comparáveis aos custos de substituição de um motor a combustão.
A descida dos preços do lítio é um dos principais factores nesta redução de custos, mas também há que ter em conta os novos tipos de composição química das baterias. Estima-se que o preço das células possa cair para $35 por kWh até ao final da década, reduzindo os preços gerais dos packs e ajudando os EV a atingir paridade de preços com carros a combustão. Além disso, proprietários de EV usados poderão vender baterias degradadas para reutilização em armazenamento de energia, ajudando a compensar os custos de substituição.

Com o mercado a migrar progressivamente os os carros eléctricos, todos estes aspectos secundários de uso, reuso, e reciclagem de baterias, abrem novos caminhos para que sejam criadas empresas e serviços que se dediquem a isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)