2024/11/25

Tesla prepara controlo remoto dos Robotaxi e robots

Apesar de insistir que o seu modo FSD está apto a circular nas estradas, a Tesla vai ter modo de condução remota nos Robotaxi e para controlo dos seus robots.

A Tesla (e mais concretamente Elon Musk) tem continuamente prometido o modo FSD ao longo dos anos, sendo que só agora o modo FSD se começa a aproximar daquilo que foi prometido. Ainda assim, a Tesla foi obrigada a clarificar que o modo "autónomo" afinal é um modo autónomo "supervisionado", fazendo com que as promessas de um modo FSD realmente autónomo, não-supervisionado, ficasse para - podem adivinhar - "o próximo ano".

Só que agora as coisas complicam-se para a Tesla. Após a revelação do robotaxi a empresa fica em contagem decrescente para realmente lançar um modo FSD que funcione de forma totalmente autónoma, e apesar de também isso estar prometido para daqui a alguns anos, a Tesla vai recorrer ao backup que outras empresas de táxis autónomos, como a Waymo, têm usado: a possibilidade de um condutor humano assumir o controlo remoto do veículo caso este fique sem saber o que fazer na estrada. Algo que aplicará não só aos robotaxi mas também aos seus robots, como revela uma das suas ofertas de emprego:
Ora, não será propriamente surpresa, já que durante o evento de apresentação do robotaxi a Tesla teve os seus robots a interagirem com os convidados através deste processo (um operador humano a controlá-los remotamente). E desde logo se referiu essa possibilidade, de numa fase inicial os robots serem operadores remotamente, mesmo que parcialmente, como forma de irem treinando o modelo AI que os irá controlar. O mesmo se aplica aos robotaxi, que acabam por ser robots com rodas, capazes de transportar pessoas.

Até aqui a estratégia da Tesla poderá acabar por lhe dar vantagem face a concorrentes, pois poderá tirar partido da rede Starlink para manter comunicações com os seus carros e robots em praticamente qualquer ponto do planeta - no caso de não haver comunicação terrestre disponível. Por outro lado, não há como não referir todas as questões de privacidade: no passado já tivemos casos de funcionários da empresa a partilharem vídeos captados pelos automóveis da Tesla; agora imagine-se isso transposto para um mordomo robot da Tesla, que poderá estar dentro de nossas casas. Tempos interessantes, sem dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)