Alguns funcionários e ex-funcionários da Tesla revelaram que existem grupos internos onde são partilhados vídeos "interessantes" gravados pelos carros, que violam a privacidade dos utilizadores.
Não faltam canais na internet que se dedicam à publicação de vídeos gravados por dashcams, no entanto, quase ninguém pensa que poderá estar a tornar-se numa estrela entre os funcionários da Tesla por ter passado sem roupa em frente ao seu carro na garagem, ou de imaginar que alguma peça curiosa em sua casa se possa ter tornado num "meme" entre os empregados de Elon Musk.
Enquanto alguns desvalorizam o caso e relembram que isto só acontece para pessoas que aceitaram partilhar gravações de vídeo dos seus carros com a Tesla, outros confessaram sentir-se incomodados com o facto de se estarem a aproveitar de vídeos que muitos utilizadores nem terão consciência de que estão a ser gravados e a ser utilizados como elementos cómicos. E embora até ao momento pareça não ter havido nenhuma fuga dos ditos vídeos para fora da Tesla, já se sabe que há sempre esse risco, podendo fazer com que qualquer dono de um Tesla se possa tornar numa estrela da internet, caso um seu vídeo vá parar a algum site.
O caso vem relembrar os riscos dos carros modernos também serem autênticas plataformas de vigilância sobre rodas, sendo que as câmaras que são indispensáveis para as suas funções de assistência à condução e sistemas de segurança, também se tornam em ferramentas perfeitas que podem captar o mundo, em todos os locais, a toda a hora. Muitas empresas dependem desses dados para treinar e melhorar os seus sistemas, e alguns funcionários até consideram mais grave que os funcionários que se dedicam à classificação das imagens não só poderem ver os vídeos como também terem acesso à sua localização exacta - o que poderá facilmente dar azo a situações abusivas.
E ao contrário do que muitas pessoas fazem com as webcams dos seus computadores, colocando-lhes autocolantes com tampas por cima, para garantir que não podem ver nada excepto quando estão em uso, nos carros isso não é opção.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)