2023/04/07

Meta disponibiliza segmentação de imagens em open-source

A Meta está a disponibilizar um poderoso sistema de segmentação de imagem, capaz de individualizar elementos em situações bastante difíceis.

É extremamente difícil para um computador interpretar os milhões de píxeis de uma imagem. Aquilo que para nós é facilmente identificado como sendo uma pessoa, carro, casa, comida, etc. é apenas um conjunto de números onde todos são "iguais". Nos últimos anos muitos foram os avanços feitos a nível de permitir que os computadores reconhecessem o que está numa imagem, e agora a Meta disponibilizar o seu Segment Anything Model (SAM), com capacidades incríveis a nível de identificar elementos numa imagem.
Esta ferramenta Segment Anything consegue analisar uma imagem em tempo real e individualizar todos os elementos, o que permite fazer coisas como o recorte de pessoas e animais que temos no iOS 16, e muito mais.

Um dos exemplos dados pela Meta é feito em ambiente de realidade aumentada, onde os óculos podem identificar os objectos para que se está a olhar, e que potenciam todo um novo horizonte de possibilidades para interfaces de interacção homem-máquina. Por exemplo, olhar para um televisor poderia fazer surgir controlos para escolher um canal ou filme, olhar para uma lâmpada faria surgir opções para ajustar a luminosidade e cor, etc. etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)