Depois de um atraso de quase uma hora, aparentemente devido a uma emergência médica entre a audiência do evento, Elon Musk finalmente revelou o muito aguardado táxi autónomo, num evento que se revelou extremamente curto e com poucos detalhes concretos.
Robotaxi
O Robotaxi segue as linhas que já estavam a circular há meses, sendo um veículo de dois lugares, com portas que abrem "para cima", sem volante nem pedais, e com uma bagageira bastante generosa. Aparentemente, a ideia de Musk (como referido, os detalhes estiveram ausentes) é que estes veículos sejam comprados pelos consumidores (preço de 30 mil dólares), que os poderão usar conforme precisem e depois os deixem a trabalhar no resto do tempo. Musk diz que a utilização típica de um automóvel privado é de apenas 10 horas por semana, resultando num desperdício das 168 horas existentes, que poderá ser compensado pelo funcionamento autónomo - refere até que alguns clientes poderão comprar uma dezena destes veículos, fazendo a sua gestão remota para ganharem dinheiro com eles.Musk referiu que os Robotaxi poderão baixar o custo de deslocação para algo como 20 cêntimos por milha, ficando abaixo do custo dos transportes públicos tradicionais e dos táxis.Robotaxi details pic.twitter.com/AVSoysc6pS
— Tesla (@Tesla) October 11, 2024
Infelizmente, não desenvolveu as questões logísticas de tal operação. Nos vídeos que iam passando viu-se um sistema robótico que aspirava e limpava o Robotaxi de forma automática, mas não tendo dado detalhes sobre isso. No entanto, sabemos que o Robotaxi contará com sistema de carregamento wireless, facilitando a questão do carregamento sem necessidade de fichas.
Robovan
Mais inesperado foi a apresentação do Robovan, uma carrinha autónoma para até 20 pessoas, para os cenários em que o robotaxi para duas pessoas não chega, ou se quer reduzir ainda mais o custo do transportes (de pessoas ou mercadorias).Esta viatura chega com design totalmente futurista, ao ponto de muitos duvidarem se sequer terá capacidade de circular nas estradas reais (pelo que se pode ver, o veículo parece nem ter capacidade de superar uma lomba mais agressiva). Os lugares interiores estão posicionados com as fileiras de bancos viradas para o centro, fazendo com que metade dos passageiros fiquem de costas para o sentido do movimento - ao estilo das carruagens dos comboios.
Robovan details pic.twitter.com/Pdito0dfRq
— Tesla (@Tesla) October 11, 2024
Robotaxi & Robovan pic.twitter.com/pI2neyJBSL
— Tesla (@Tesla) October 11, 2024
Em conclusão
Este evento acaba quase por deixar mais perguntas do que respostas. Tal como já se tinha referido, nesta fase Elon Musk continua a vender um "sonho", que agora fica prometido lá para 2027, dizendo também que irá lançar o modo FSD "não-supervisionado" - ou seja, o verdadeiro modo FSD totalmente autónomo, idêntico ao que será usado no Robotaxi e Robovan - nos Model 3 e Model Y já em 2025 nalguns estados dos EUA. No entanto, muitos clientes e críticos poderão querer salientar que isto é algo que Elon Musk tem estado a prometer há mais de meia década, ficando ao critério de cada um aceitar se desta vez será mesmo uma promessa para cumprir, ou "mais do mesmo".Além das viaturas, Musk também aproveitou o evento para promover os robots da Tesla, que diz que virão a ser o produto mais importante, não só para a Tesla como toda a humanidade, dizendo que irão ter um preço de 20 a 30 mil dólares, acessíveis a todos, e que revolucionarão a sociedade ao poderem libertar a humanidade do trabalho laboral. Um futuro utópico ao estilo do Star Trek, em que todos poderão ter tudo o que desejarem, podendo focar-se naquilo que quiserem.
Mais uma vez, ficará ao critério de cada um acreditar se realmente será este o resultado de todas estas promessas.
Só alguém muito inocente acredita nisto
ResponderEliminarBom filme. Quando sai?
ResponderEliminarJá gostei mais dele do que gosto agora.
ResponderEliminarUma coisa é certa é incrível em criar hype e a fazer propaganda... Ta pronto para a política!
Um perfeito promotor de idiotas.
ResponderEliminar