2024/10/11

Apple Intelligence resume "fim de namoro" via mensagens

As funcionalidades Apple Intelligence começarão por coisas como o resumo de mensagens e notificações, e um beta tester teve direito a uma versão resumida do fim do seu namoro.

A Apple tem sido criticada por, nesta geração dos iPhone 16, ter usado como grande destaque as funcionalidades AI (Apple Intelligence) que na realidade não estão disponíveis. Isso só começará a chegar aos utilizadores no final deste mês (espera-se) com o iOS 18.1 - e ainda de forma bastante limitada, com muitas das demais funcionalidades AI a só chegarem ao longo dos próximos meses e prolongando-se por 2025. Na primeira fase, o iOS 18.1 trará coisas como o resumo de mensagens e notificações, e por vezes isso pode ter consequências um pouco inesperadas.

Que o diga Nick Spreen, que tem estado a usar uma versão beta do iOS 18.1, e descobriu de forma resumida que a sua namorada tinha terminado a relação com um sucinto resumo gerado pela AI da Apple: "No longer in a relationship; wants belongings from the apartment".
Embora algumas reacções argumentem que o sistema deveria ser mais "humano" ao lidar com estas questões sensíveis, não me parece que seja o caso. O sistema resumiu, e bem, o conteúdo das mensagens, cumprindo a sua função.

Dito isto, é de imaginar que assim que o sistema for lançado globalmente, certamente não irão faltar exemplos que ponham à prova as capacidades de sumário desta funcionalidade, de forma a tentar criar casos disparatados ou em que faça resumos errados. Embora as tecnologias AI estejam longe de ser perfeitas, há também que ter em conta que estamos num mundo igualmente recheado de pessoas imperfeitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)