Em simultâneo com o lançamento do GPT-4.5, a OpenAI também anuncia a muito demorada disponibilização do Sora nos países da UE, para os clientes Pro e Plus. O grande problema é que, tal como o GPT-4.5 tem falhado em surpreender o público, também a chegada do Sora sofre com os problemas do longo atraso a chegar até nós.
Embora o Sora tenha impressionado quando foi inicialmente apresentado, há que ter em conta que isso foi feito há um ano(!) atrás, em Fevereiro de 2024. A OpenAI demorou imenso a passar da apresentação para a disponibilização do Sora a nível comercial e, quando o fez, em Dezembro de 2024, deixou de fora os países da UE. Tirando partido de tudo isto, entretanto foram surgindo outros modelos AI de geração de vídeo, incluindo vários que podem ter qualidade superior ao Sora, como o Pika e Runway.
Sora has arrived in the EU and the UK. pic.twitter.com/vk4QynY1N8
— OpenAI (@OpenAI) February 28, 2025
O efeito prático é que, devido a tudo isto, a chegada do Sora à Europa seja visto como algo decepcionante, bem diferente do sentimento que poderia ter conseguido se tivesse sido lançado atempadamente quando não existia concorrência à altura.Sora is now available to Plus and Pro users in the EU, the UK, Switzerland, Norway, Liechtenstein & Iceland.https://t.co/uGuYPDeyKf
— OpenAI (@OpenAI) February 28, 2025
Não é um bom arranque de ano para a OpenAI, que falha em impressionar com o GPT-4.5, e agora lança o Sora na Europa perante uma quase total indiferença. Resta esperar que possa voltar aos "sucessos" com o prometido GPT-5; mas está visto que o ano de 2025 poderá ser um ano complicado para a empresa de Sam Altman, face à concorrência cada vez mais apertada das demais empresas no sector AI.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)