2025/03/28

Notícias do dia

Krisp AI põe políticos a falar inglês perfeito; Facebook tenta regresso ao passado com feed original só de amigos; Browser Vivaldi com Proton VPN integrado; criador do Have I Been Pwned foi vítima de "phishing"; e MS acelera arranque do Office da forma mais idiota possível!

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Pixel 9a em Portugal a 14 de Abril

Depois de um problema que obrigou a analisar a qualidade de um componente (ainda não especificado) ter causado o adiamento do lançamento do novo Pixel 9a, a Google anunciou as novas datas de lançamento do seu Pixel mais recente.

Se os EUA, Canadá e Reino Unido vão receber o Pixel 9a a 10 de Abril, Portugal fica para o segundo lote de países, que felizmente não tem que esperar muito mais, podendo começar a recebê-lo a 14 de Abril, a par de países como Espanha, França, Itália, Alemenha, e praticamente todo o resto da Europa.

No dia 16 será a vez da Austrália, Índia, Singapura, Taiwan e Malásia. E, estranhamente, por agora o Japão fica de fora, ficando com o lançamento prometido "para breve". Poderá isto ser indicador de que o tal "problema" possa estar relacionado com alguma particularidade do NFC usado no Japão?


App Nintendo Today! dá notícias Nintendo para os fãs

Os fãs da Nintendo passam a ter acesso a uma nova app oficial para se manterem a par de todas as notícias em preparação para a chegada da Nintendo Switch 2.

A app Nintendo Today! (App StorePlay Store) tira partido de todo o vasto catálogo de personagens populares da marca, permitindo escolher temas baseados em jogos como Super Mario, The Legend of Zelda, Animal Crossing, e outros. Também inclui um calendário que permite aos fãs manterem-se informados sobre sessões de apresentação Nintendo Direct, lançamento de jogos, eventos especiais, etc.

Embora a app seja gratuita, importa referir que obriga os utilizadores a terem uma conta Nintendo.



DOGE quer erradicar COBOL do governo dos EUA em meses

O polémico novo departamento DOGE do governo norte-americano quer fazer em poucos meses aquilo em que ninguém se tem atrevido a mexer há décadas: erradicar todos os sistemas pré-históricos que asseguram funções do estado (como a Segurança Social) e que ainda são mantidos em COBOL, subsituindo-os por sistema programados em linguagens modernas.

A tarefa é tão complexa que é daquelas coisas em que ninguém queria sequer pensar em fazer, preferindo manter-se a postura "se está a funcionar é melhor não mexer". Mas, o departamento indirectamente dirigido por Elon Musk não tem esse tipo de atitude e promete fazê-lo em "poucos meses". É o tipo de coisa que tem tudo para dar grande barracada, mas Musk já fez o mesmo tipo de alterações radicais no Twitter/X, e o que é certo é que o serviço não sofreu nenhum colapso como se temia.


Jogo Helldivers 2 bloqueia acesso em CPUs antigos

Muitos jogadores do Helldivers 2 foram surpreendidos por não poderem arrancar o jogo que compraram e que já tinham jogado por centenas de horas. O estúdio terá começado a só permitir o arranque do jogo em CPUs que suportam AVX2, fazendo com que CPUs com mais de uma década deixassem de ser suportados - apesar de, até agora, conseguirem correr o jogo de forma satisfatória.

Do lado da Arrowhead Game Studios e da Sony, a posição é a de que esse jogadores não se podem queixar por terem comprado o jogo para o instalar num PC com hardware abaixo das características mínimas indicadas; mas parece que nem tudo estará perdido, com a indicação de que este bloqueio aos CPUs mais antigos poderá não passar de um teste temporário, ficando em aberto a possibilidade dos jogadores com CPUs antigos continuarem a poder jogar o jogo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O GeoCities foi lançado em 1994 e permitia a qualquer pessoa criar a sua própria página web de forma gratuita, podendo ser considerado um percursor das redes sociais. Foi comprado pela Yahoo! em 1999, quando era um dos serviços mais populares de toda a internet. Durou mais uma década, encerrando nos EUA em 2009 - embora no Japão tenha resistido até 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)