2025/11/12

Google apresenta “Private AI Compute" em resposta ao Private Cloud Compute da Apple

A Google já tem resposta ao processamento "privado" na cloud da Apple, com o seu novo "Private AI Compute".

A Google anunciou o Private AI Compute, uma nova plataforma cloud centrada na privacidade, que permite executar funções avançadas de AI sem comprometer os dados do utilizador. A tecnologia é, na prática, a versão da Google do Private Cloud Compute da Apple, e surge como resposta ao desafio de conciliar a necessidade de maior poder de processamento com a exigência crescente de protecção de dados.

Até agora, muitas das ferramentas AI da Google, como tradução, resumos de áudio e assistentes de voz, funcionam directamente no dispositivo, garantindo que as informações do utilizador nunca saíam do telefone ou do computador. Mas isso não é viável para o processamento AI mais intensivo que tem que ser feito na cloud. O Private AI Compute surge assim como uma extensão segura baseada na cloud. Quando uma tarefa de AI é demasiado pesada para ser processada localmente, é enviada para este ambiente de cloud "fortificado e seguro", onde é processada de forma privada. A Google assegura que os dados processados são acessíveis apenas ao utilizador, e que nem sequer a própria empresa os pode ver.
Com este modelo híbrido, a Google promete uma AI capaz de raciocínios mais complexos e de sugestões mais contextuais e personalizadas. Nos próximos Pixel 10, por exemplo, o assistente Magic Cue vai oferecer recomendações mais relevantes com base em apps como Gmail e Calendário, enquanto a aplicação Recorder passará a suportar mais idiomas nas transcrições. E isto será a base de futuras experiências AI mais poderosas e personalizadas em todo o ecossistema Android e ChromeOS.

O Private AI Compute servirá também de resposta directa ao Private Cloud Compute da Apple, que tinha como grande elemento o processamento AI "privado" na cloud, acabando por equilibrar o campo Android e iOS a este nível do processamento AI local e na cloud.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)