2025/12/10

Tesla dá acesso à telemetria nas gravações de vídeo

As gravações de vídeo dos Tesla passam a incluir informação detalhada sobre o estado do carro a cada instante.

Recentemente a Tesla passou a exibir o estado dos pedais nas gravações de vídeo, mas afinal foi ainda mais longe e inclui muita mais informação para todos os que tiverem interessados.

A Tesla passou, finalmente, a dar aos proprietários acesso ao tipo de telemetria que até agora permanecia escondida. Com a Holiday Update de 2025, a empresa adicionou telemetria básica à interface da Dashcam no carro e lançou um novo repositório Dashcam Tools no GitHub, permitindo decifrar e analisar os dados embutidos nas gravações. É, na prática, a primeira vez que os condutores têm acesso à "caixa negra" do seu veículo.

O grande destaque é um visualizador que funciona no browser, para se onde pode arrastar um ficheiro para ver a telemetria sincronizada frame a frame. Os vídeos incluem metadados SEI que mostram, em tempo real, a posição do acelerador, utilização dos travões, ângulo da direção, estado do Autopilot/FSD, piscas, coordenadas GPS, vectores de aceleração e mais. Em acidentes, reclamações de seguro, ou disputas legais, isto transforma interpretações subjectivas em dados verificáveis registados directamente no vídeo.

Esta funcionalidade é possível graças ao novo método de codificação de vídeo introduzido no firmware 2025.44.25, que combina telemetria com cada frame para garantir sincronização total. No entanto, só fica disponível em veículos com HW3 ou HW4. A Tesla refere também que as gravações do Sentry Mode podem não incluir certos dados telemetria, porque o carro desliga alguns dos sensores quando está estacionado para poupar energia.

De notar também que, apesar de o visualizador funcionar num browser, toda a análise é feita localmente sem envio de ficheiros para a Tesla ou serviços externos - um ponto crítico para proteger a privacidade dos utilizadores. Para quem precisar de uma análise mais profunda, o repositório disponibiliza também uma ferramenta mais avançada para extração dos metadados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)