Criar um mostrador LED capaz de mostrar mensagens a deslizar torna-se fácil com o hardware existente hoje em dia.
Chegamos a um ponto em que se tornou comum usar ecrã para tudo, fazendo com que soluções do "antigamente" ganhem uma atração especial. É precisamente isso que acontece com este projecto P10 LED Display.
Em vez do mais recente e poderoso ESP32, desta vez usamos um mais modesto mas igualmente versátil ESP8266, que trata de todo o processo de receber mensagens e transformá-las de forma a poderem ser apresentadas numa matriz de LEDs. Como toque extra, é usado MQTT, o que facilitará a integração deste mostrador com outros sistemas já existentes, como um Home Assistant ou outros.
A única componente que se pode tornar um pouco mais complicada é o facto de, aqui, se ter optado por criar uma placa PCB feita por medida para este projecto - o que obriga a comprar e soldar componentes. Ainda assim, ficam livres para explorar o projecto e ver como funcionam as coisas, de modo a poderem adaptá-lo às vossas necessidades, como usar um ESP32 mais recente, ou usá-lo com matrizes de LED diferentes para efeitos ainda mais criativos.
2026/01/10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)