Depois da OpenAI ter lançado as compras integradas no ChatGPT, é a vez da Google oferecer a sua própria proposta sob a forma do Universal Commerce Protocol (UCP). É um protocolo aberto que tenta uniformizar a forma como os agentes AI podem interagir com lojas para efectuarem a compra de produtos e serviços de forma automática.
Se, à partida, seria algo que poderia passar totalmente despercebido, há no entanto alguns pormenores que desde logo gerararam algumas preocupações, por o sistema referir expressamente que as lojas podem definir preços "individualizados" ajustados especificamente para cada cliente, algo que reacende o receio de que a tecnologia AI seja abusada para analisar cada pessoa e permitir que cada loja apresente preços diferentes em função dessa análise.
We’ve launched the Universal Commerce Protocol (UCP), a new open standard for agentic commerce that works across the shopping journey!
— Google Cloud Tech (@GoogleCloudTech) January 12, 2026
UCP is compatible with A2A, AP2, and MCP, and was co-developed with partners like Etsy, Shopify, Wayfair, and Target → https://t.co/0kpbdUyKj0 pic.twitter.com/shuBlZho83
Entretanto a Google já veio esclarecer que a referência ao "upsell" foi mal interpretada, e que se refere à prática comum das lojas de tentarem vender produtos/serviços associados, e não vender a mesma coisa a preço mais elevado. Assegurando que a questão da individualização de preços se refere a oferecer preços mais vantajosos, como quando um cliente tem um cartão de fidelização ou direito a outros descontos ou promoções, e nunca para o fazer pagar mais.In just over a year, individualized surveillance pricing has evolved from a thing that most people can hardly believe is happening to a central feature of Google’s bid to mediate the entire retail economy. https://t.co/OUup9zWgig pic.twitter.com/Sdm5inac9z
— Lee Hepner (@LeeHepner) January 11, 2026
Parece que será algo que teremos que "esperar para ver", mas parecendo-me que vai ser inevitável que este tipo de abusos venha a acontecer, por muito que a Google diga que não é essa a sua intenção.


















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)