2026/01/13

Anthropic lança Claude Cowork

A Anthropic revelou o Claude Cowork, um agente AI que promete facilitar a vida aos utilizadores comuns.

A Anthropic apresentou uma nova funcionalidade chamada Claude Cowork, pensada para aproximar os agentes AI dos utilizadores comuns. Lançado como research preview, o Cowork alarga as capacidades do Claude para além da programação, focando-se nas tarefas de produtividade do dia a dia.

O Claude Cowork funciona através do acesso a pastas específicas no computador do utilizador. A partir daí, o agente AI pode ler, editar e criar ficheiros, organizar downloads, criar folhas de cálculo a partir de capturas de ecrã, ou gerar rascunhos de relatórios com base em notas dispersas. O sistema fornece atualizações regulares, permite encadear tarefas mais complexas, e pode também integrar-se com serviços externos ou tarefas no browser via Chrome.
Para já, a funcionalidade está disponível apenas na app para macOS e exclusivamente para subscritores do plano Claude Max, o nível mais avançado da Anthropic, com preços entre 100 e 200 dólares por mês - o que derrota o propósito de se destinar aos utilizadores comuns, mas que pode ser explicado por ainda estar em fase de desenvolvimento. Os restantes utilizadores podem inscrever-se numa lista de espera.

Também a explicar porque motivo não é algo que fique acessível a todos desde já, a Anthropic alerta para os riscos associados. O Cowork pode agir directamente sobre ficheiros locais, fazendo com que instruções pouco claras ou ataques de prompt injection possam resultar em acções indesejadas, incluindo a eliminação de ficheiros. A empresa reconhece que a segurança dos agentes ainda está em evolução, mas vê o Cowork como um passo importante para aproximar os agentes AI dos consumidores para assistirem em tarefas do seu dia a dia.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)