2026/01/01

Nvidia RTX 5090 já custa o dobro do preço original

Os preços das placas gráficas começam a seguir a subida da memória RAM, com a Nvidia RTX 5090 a chegar aos 4.000 dólares.

O preço da memória RAM tem aumentado substancialmente devido aos volumes de encomendas destinados aos datacenters AI, que absorverá quase metade da produção mundial anual. À boleia disso outros componentes também têm sofrido de forma indirecta, como as motherboards, e agora - como alguns já temiam - é a vez das placas gráficas.

Os preços da GeForce RTX 5090 já estão a subir, e encontrar a placa ao preço recomendado de 1.999 dólares é agora uma missão quase impossível. Os modelos dos restantes fabricantes começam oficialmente nos 2.499 dólares, mas até esses começam a ser difíceis de encontrar, e apenas em lojas físicas que as tenham em stock. Nas lojas online, os preços das RTX 5090 têm estado entre os 3.000 e 4.000 dólares.
Uma análise aos principais retalhistas listados pela NVIDIA mostra que as placas em stock começam perto dos 3.059 dólares, com a maioria já acima dos 3.500. Importa sublinhar que estes valores são praticados pelos próprios retalhistas, e não pelos "scalpers" que se dedicam à compra de material para o revenderem a preço inflaccionado.

Isto faz com que os rumores de que a GTX 5090 poderia chegar aos 5.0000 dólares em 2026 não seja assim tão irrealista. E a única forma de o evitar seria a Nvidia disponibilizar a RTX 5090 Founders Edition ao preço oficial em volume - mas não sendo algo que se espera que aconteça, para não "estragar o negócio" aos seus parceiros.

O que é certo é que, tal como já se previa devido ao preço da RAM, o ano de 2026 definitivamente não será um ano adequado para fazer upgrades de hardware ou comprar um PC novo!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)