2025/11/24

Preço da memória RAM triplica em 2 meses

O preço da memória RAM está a sofrer uma explosão sem precedentes, lançando grande incerteza para o próximo ano.

Más notícias para quem estivesse a pensar montar um novo computador, ou expandir a capacidade de RAM do seu PC actual. Os módulos de memória RAM, que mantiveram preços relativamente baixos durante um longo período (era possível encontrar-se 64 GB de RAM por cerca de 250 euros) estão agora a sofrer aumentos dramáticos, que já os deixam a perto do triplo desse valor, ou mais. E o pior é que este cenário deverá agravar-se ainda mais nos próximos meses.

Ao estilo do que aconteceu com os preços inflacionados das placas gráficas no período de euforia das criptomoedas, desta vez a culpa é da "AI". Ou, melhor dizendo, a aposta em mega data centers para AI, com uma quantidade louca de hardware, está a absorver toda a produção de módulos RAM, fazendo com que o preço para o público sofra este agravamento.
Isto não irá apenas afectar as pessoas que compram módulos RAM (que serão uma pequena percentagem), mas também muitos outros produtos. Por exemplo, a MS já fala de que poderá ter que fazer novo aumento da Xbox (a Sony diz ter stock suficiente de RAM para as PS5 para evitar esse cenário por enquanto). E isto torna-se num grande problema para o lançamento da Steam Machine da Valve, que já se falava que podia ter um preço superior ao desejado, mas que com os preços da RAM nestes níveis irá torná-a "estupidamente" cara.

Empresas como a Nvidia e a AMD também até já vão equacionando a possibilidade de deixarem de produzir GPUs "baratos", tendo em conta a enorme procura pelos GPUs topo-de-gama para processamento AI, o que poderá complicar ainda mais a vida aos jogadores de PC. No pior dos casos, isto poderá significar que os próximos anos serão bastante complicados para o segmento de gaming PC, ou para todos os que necessitem de PCs poderosos para actividades profissionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)