2026/01/06

Samsung mostra ecrã dobrável sem "vinco" visível

No CES 2026 a Samsung exibiu um ecrã dobrável sem marca de dobragem, que pode ser indicativo do que será usado no futuro iPhone Fold dobrável.

O CES 2026 deu o primeiro vislumbre da tecnologia de ecrã que deverá equipar o futuro iPhone dobrável da Apple (e modelos Fold da Samsung). A Samsung Display mostrou um novo painel OLED dobrável sem vinco visível, colocado lado a lado com o ecrã de um Galaxy Z Fold 7, e quem teve oportunidade de os ver ao vivo diz que efectivamente o vinco não se nota.

Os ecrãs dobráveis actuais já reduziram bastante este problema, mas o vinco continua visível em certos ângulos ou condições de luz. Segundo a Samsung Display, este novo painel oferece texto e imagem contínuos ao longo da dobra, independentemente do ângulo de visualização, um avanço particularmente para os dobráveis das próximas gerações.

De acordo com as informações que têm circulado, o segredo está numa placa metálica perfurada a laser que distribui melhor a tensão criada ao dobrar o ecrã. Este mesmo componente deverá ser usado no iPhone dobrável, embora se diga que a Apple desenvolveu a sua própria estrutura de painel e processo de laminação, o que significa que o resultado final poderá diferir do que foi visto nesta demonstração. Ao contrário dos dobráveis da Samsung, mais altos e estreitos, o iPhone Fold deverá apostar num formato mais largo e próximo de um tablet quando aberto.

Para tornar a coisa mais misteriosa, a Samsung removeu este ecrã da demonstração sem explicação, o que tem contribuído para alimentar teorias da "conspiração", desde potenciais acordos de confidencialidade com a Apple, à possibilidade não querer estragar as vendas dos seus dobráveis actuais, fazendo com que potenciais compradores optem por aguardar pelos modelos que venham com estes novos ecrãs.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)