2026/01/10

Sharpa mostra capacidades das suas mãos robot

No CES 2026 a Sharpa demonstrou as capacidades impressionantes das suas mãos robóticas.

Se os robots humanóides têm evoluído a ritmo acelerado nos últimos anos, há aspectos em que ainda se têm mantido bastante distantes das capacidades humanas. Uma das áreas em que isso se faz notar é nas mãos, mas parece que também já está prestes a ser resolvida.

Se muitas empresas têm apostado em mãos simplificadas, a Sharpa tem-se dedicado a criar uma mão robótica que replica na íntegra as capacidades das mãos humanas. E no CES 2026 demonstrou essas mesmas capacidades ao vivo, evitando as acusações de que pudesse ser apenas CGI ou vídeo AI. A demonstração da destreza das suas mãos robots foi feita com o seu robot North a montar pequenos moinhos de vento, fazendo todos os passos sem qualquer problema ou hesitação, incluindo pegar nos pedaços flexíveis, dobrá-los e prendê-los.



Mais do que uma demonstração "pré-gravada", a Sharpa assegurava que o robot podia lidar com interferência (caso alguém mudasse a posição e orientação das peças. E, como parte do segredo para a sua destreza, estão sensores que permitem detectar com grande precisão a forma como cada dedo está a tocar/pressionar os objectos (aparentemente parecem que usam um micro-câmara dentro dos dedos, resultando em mais de 1000 pontos de leitura).

Aplique-se a velocidade de evolução que se tem assistido na robótica assistida pela tecnologia AI, e parece ficar garantido que o problema das mãos dos robots estará totalmente resolvido até ao final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)