A Micron iniciou a produção em massa do Micron 9650, o primeiro SSD PCIe Gen 6 que pode atingir transferências de 28GB/s.
Num altura em que muitos ainda sonham com um SSD PCIe 5.0 de 15GB/s, a Micron dá o passo seguinte com o SSD NVMe Micron 9650, o primeiro SSD PCIe Gen 6 a entrar na fase de produção em volume. Apresentado inicialmente em 2025, o modelo utiliza memória G9 TLC NAND da própria Micron, bem como controlador, DRAM e firmware desenvolvidos internamente.
Em termos de desempenho, o Micron 9650 atinge até 28 GB/s em leituras sequenciais - o dobro face às soluções PCIe Gen 5 - e 14 GB/s em escritas sequenciais. No desempenho aleatório, alcança 5.5 milhões de IOPS em leitura e 900 mil IOPS em escrita. A empresa destaca ainda ganhos significativos em eficiência energética, com até o dobro do desempenho por watt em leitura sequencial face à geração anterior, num estado de consumo de 25W.
No entanto, não se pense que é um SSD que poderá ser usado pelo público, já que se destina a data centers. O SSD suporta configurações com arrefecimento a ar e líquido, estando disponível nos formatos E1.S e E3.S. Após 18 meses de testes de interoperabilidade no ecossistema PCIe Gen 6, o modelo está agora em fase de qualificação junto de fabricantes e operadores de centros de dados, sendo particularmente apetecível para cargas de trabalho AI.
Segundo a Micron, o 9650 foi concebido para acelerar o processo de treino e inferência de inteligência artificial, incluindo modelos de linguagem de grande escala e pipelines RAG, onde a largura de banda elevada e a baixa latência são essenciais.
Actualmente ainda não existem motherboards com PCIe 6.0 destinadas ao público em geral e, apesar de tanto a AMD e Intel estarem a fazer testes, estima-se que isso possa só começar a acontecer lá para 2030.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)