A MSI está a lançar um sistema de protecção que monitoriza a potência fornecida, de forma a detectar sobrecargas e evitar placas gráficas com fichas a derreter.
Os casos de conectores de alimentação de placas gráficas a derreter tornaram-se demasiado frequentes nos últimos anos, sobretudo com os cabos 12VHPWR e 12V-2x6. Agora, o MSI Afterburner passa a incluir um novo sistema de protecção - para quem utilizar fontes compatíveis da MSI.
A versão beta 4.6.7 estreia um plugin PSU.dll que permite a monitorização em tempo real de valores de tensão, corrente, potência, eficiência, temperatura, e até corrente por pino, em modelos como a MSI MPG Ai1000TS. Se for detectada qualquer anomalia na ficha 12VHPWR, o software pode emitir alertas e activar um perfil de emergência com limite de potência reduzida, ou até desligar o sistema automaticamente.
Estas funções estão ligadas às tecnologias GPU Safeguard e GPU Safeguard+, apresentadas na CES 2026. Modelos como a MSI MEG Ai1000 oferecem ainda alertas sonoros e fichas de duas cores que facilitam a verificação visual de que o cabo está correctamente encaixado - uma das causas mais apontadas para o sobreaquecimento das fichas.
Embora possa parecer ridículo que se esteja a chegar a este ponto, há que ter em conta que estamos a falar de placas gráficas cujo preço pode atingir vários milhares de euros, e que facilmente podem consumir mais de 300W. Pelo que, em vez de ser uma excepção à regra, talvez o ideal seja que este tipo de protecções passe a fazer parte dos standards de fornecimento de energia nos PCs, para evitar surpresas desagradáveis e dispendiosas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)




















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)