2026/02/10

Nvidia pode lançar RTX 5090 Ti/Titan no final do ano?

A Nvidia pode estar a preparar uma nova placa para este ano, mas posicionada no segmento topo de gama, acima da actual RTX 5090.

No seguimento das notícias que indicam que a Nvidia não deverá lançar qualquer nova placa para o segmento doméstico este ano - para se focar exclusivamente nos chips AI - surge agora um novo rumor que diz que afinal podemos ter uma placa... mas que não será para todos; pelo contrário, será para muito poucos!

De França chega a indicação de que a Nvidia poderá estar a preparar uma placa gráfica RTX 50-series ainda mais potente do que a actual GeForce RTX 5090. Segundo esta informação, este GPU de topo deverá chegar no terceiro trimestre de 2026, a tempo do período de regresso às aulas. As fontes indicam que o projeto já ultrapassou a fase inicial, com trabalho ao nível das placas em curso. O produto não estará relacionado com qualquer actualização da linha "Super", que terá sido adiada para mais tarde.

Ainda não é claro que forma este modelo irá assumir. Pode tratar-se de uma placa ao estilo TITAN ou de algo semelhante a uma RTX 5090 Ti, mas não existem detalhes sobre especificações, consumo energético, memória ou configuração do chip. Mesmo assim, convém manter alguma cautela. No passado a Nvidia já teve em desenvolvimento GPUs melhorados que acabaram por não ser lançadas, como aconteceu com protótipos da RTX 4090 Ti ou modelos de classe TITAN.

O que é garantido é que, com as actuais RTX 5090 a terem preços acima dos 4 mil euros, qualquer versão posicionada acima deste modelo irá ter um preço ainda mais elevada e fora do alcance da maioria dos gamers.


Até lá, quem tiver uma RTX 5090 pode arriscar alguns aumentos de potência com as BIOS de 800W e 1000W - se estiver consciente dos riscos de o fazer em placas que, mesmo de origem, já têm historial de poder derreter as fichas!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)