2026/02/04

Nvidia RTX 5070 Ti furada bate recorde em benchmark

Num caso insólito, uma Nvidia RTX 5070 Ti com um furo foi recuperada e ascendeu ao topo das tabelas de benchmarks.

Uma Nvidia RTX 5070 Ti gravemente danificada está a dar origem a uma curiosa história de reparação de GPUs mais bizarras dos últimos tempos.

A placa chegou o ano passado a uma oficina no Brasil com um buraco no PCB que destruiu parte dos VRMs. Mas em vez de a dar como perdida, o YouTuber Paulo Gomes e a sua equipa avançaram com uma solução pouco convencional: reaproveitar os VRMs de outra placa gráfica. Ao ligar a placa base secundária à RTX 5070 Ti através de cabos, conseguiram contornar a secção de energia em falta e fazer com que o GPU da Nvidia voltasse a funcionar.


O projecto não se ficou por aí. Após várias semanas de ajustes, mais cabos e soldaduras, e vigilância constante de temperaturas e tensões, a placa híbrida ganhou estabilidade suficiente para enfrentar cargas mais pesadas e testes exigentes - que agora demonstraram o seu valor: contra todas as expectativas, esta RTX 5070 Ti furada acabou por bater um recorde mundial de 11.550 pontos no benchmark Unigine Superposition 8K Optimized, o que faz dela a RTX 5070 Ti mais poderosa do mundo - pelo menos neste benchmark.

Ainda assim, tendo em conta que as RTX 5070 Ti estão com preços na casa dos 1000-1200 euros, não é nada aconselhável fazer-lhes um furo para tentarem bater recordes com ela! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)