A Google já está a planear a transição do ChromeOS para o Aluminium OS, esperando retirar o ChromeOS em 2034.
A Google está a preparar a transição para o sucessor do ChromeOS, revelado por documentos judiciais. Apesar de já ter confirmado a chegada de um novo sistema que combinará o Chrome OS com o Android destinado a portáteis e desktops, agora ficamos com uma melhor ideia das datas em que isso será feito.
Os documentos indicam que o novo sistema, conhecida internamente como Aluminium OS, deverá chegar a "pareceiros de confiança" para testes ainda durante 2026. No entanto, o lançamento completo no mercado só deverá acontecer em 2028, altura em que os sectores empresarial e educativo terão acesso às novas máquinas.
Os advogados da Google confirmaram também que o ChromeOS será eliminado até 2034. E, a má notícia é a de que a Google não tem planos para fazer quaisquer planos de actualização das máquinas ChromeOS para o futuro Aluminium OS, dizendo que o seu hardware económico não deverá ser adequado para correr o futuro sistema.
Esta data não será surpresa, uma vez que a Google tinha dado a garantia de suporte de 10 anos para o ChromOS, o que significa que teria que o suportar pelo menos até 2033, fazendo com o que fim agendado para 2034 encaixe perfeitamente no calendário. Dito isto, a transição não será abrupta. Se a Google lançar efectivamente o Aluminium OS em 2028, o mercado terá mais de meia década para adoptar o novo sistema e ir desfasando os Chromebooks. Resta saber é se até lá a MS conseguirá corrigir tudo o que tem para corrigir com o Windows, de modo a não incentivar milhões de utilizadores a aventurarem-se no sistema da Google por descontentamento com o Windows.
2026/02/04
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)



















Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)