Um disco de 14TB carregado de dados foi-se num instante, devido a um pequeno lapso com um cabo modular.
Um utilizador viu-se na ingrata posição de perder um disco rígido de 14TB após um erro que qualquer pessoa poderia cometer, ao tratar todos os cabos de alimentação como sendo "iguais". O disco, um Seagate Exos X16, deixou de funcionar após ligar a ficha de alimentação, resultando na perda de anos de dados que não tinham cópia de segurança.
O problema não estava no disco, mas na utilização de um cabo modular incorrecto. Os cabos das fontes de alimentação modulares não seguem um padrão universal - nem sequer entre modelos da mesma marca. Neste caso, foi usado um cabo que não fazia parte do conjunto de cabos originais fornecidos com a fonte Seasonic Focus, resultando na avaria instantânea do disco.
Os cabos SATA transportam linhas de 12V (motor) e 5V (lógica) na mesma ficha. Se a disposição dos pinos for diferente nas fontes de alimentação, os cabos modulares podem ficar com as tensões trocadas. Este caso volta a expor a falta de normalização nos cabos modulares das fontes de alimentação (sendo que este tipo de problema vai acontecendo regularmente ao longo dos anos): do lado da ficha "final" há um standard que é seguido, mas do lado da fonte de alimentação não existe qualquer standard garantido. A lição é clara: nunca misturar cabos entre fontes modulares, mesmo da mesma marca(!), a menos que o fabricante confirme explicitamente que são compatíveis.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)


















A boa notícia é que o disco está intacto. É um problema fácil de resolver, basta mudar a condensador que queimou, ou a placa do disco.
ResponderEliminar