2007/10/20

Google Image Labeler

Todos nós, por vezes, temos vontade de fazer absolutamente nada. (Dizer que não fazer nada, seria negar o propósito da coisa, acabando por ter que se fazer algo - mas pronto, é um mero pormenor da nossa querida língua Portuguesa.)

Mas melhor que não fazer absolutamente algo, é perder tempo a fazer algo totalmente... desnecessário.

Desnecessário... mas divertido; e até, atrevo-me a dizê-lo, um pouco viciante.

Bem vindos ao Google Image Labeler!

E que é então esta coisa de Labeler de imagens?
É nada mais nada menos que uma divertida forma de ajudar o Google a catalogar o infinito número de imagens que existem no ciber-espaço.

Em primeiro lugar, trata-se de catalogar as imagens em inglês, mas visto que a maioria da população portuguesa sente-se como "peixe na água" com a língua de Shakespeare isso não deverá ser problema de maior - e até pode ajudar na sua aprendizagem.

O processo é simples. Vão surgindo imagens que você tem que catalogar, escrevendo palavras que sejam relevantes para a mesma. Se aparecer uma fotografia de alguém na praia, poderá escrever: praia, areia, sol, mar... etc.
Obviamente, isso por si só não teria grande piada... podendo mesmo dizer-se que seria uma grande seca.

Para tornar as coisas mais interessantes, em muitas das fotos existem palavras proibidas, ou seja, palavras que já estão validadas e que não contam para o processo. No caso do nosso exemplo anterior, a palavra praia e mar poderiam já estar validadas, obrigando a puxar pela cabeça para encontrar descrições relevantes.

Mas, acima de tudo, a melhor parte é que está a jogar com outra pessoa online! Os pontos ganham-se quando ambos introduzem palavras coincidentes para a mesma imagem. E quanto mais explícita e complicada for a palavra coincidente, mais pontos obterá. Isto torna todo o processo numa competição simbiótica, em que ambos os partipantes têm interesse em que o seu parceiro responda de forma acertada o mais depressa possível.

Na minha primeira experiência, fiquei um pouco frustrado ao obter uns míseros pontos, e ao ver a pontuação inatingível do topo - mas rapidamente se entra no esquema, e se começa a melhor; isto se tiver a sorte de não lhe sair um parceiro comatoso na rifa (como por vezes acontece).

Bem, melhor que todas as palavras e explicações é experimentar por si mesmo.

Dê já um salto ao Google Image Labeler, mas depois não diga que não o avisei.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)