2007/10/19

Monitor cura claustrofobia


Quantas vezes não deu por si a lutar com as barras de scroll das janelas, arrastando furiosamente para cima e para baixo, clicando em janela após janela, com vontade de atirar o seu monitor através da janela?

Pois bem, prepare-se para dizer adeus a tudo isso; o novo monitor LCD Eizo de 30" está prestes a chegar.


Trata-se, nada mais nada menos, de um monitor de 30" capaz de uma resolução efectiva de 2560x1600. (E não, não é nenhum engano, são mesmo 2560x1600 pixeis)

Obviamente, um monitor destes não é brinquedo barato, e destina-se quase exclusivamente para os utilizadores profissionais. Utilizadores que ficarão satisfeitos por saber que a gama de cores deste monitor excede em mais de 97% a gama de cores sRGB da Adobe, a par da calibração de 12 bits do gamma.

Veja a diferença quando comparado com resoluções mais baixas - embora a maioria das pessoas nem sequer tenha monitores de 1600x1200. Quando comparado com os mais habituais monitores de 1280x1024 ou 1440x900, a diferença é abismal, oferecendo mais do dobro da área de trabalho.

No entanto não se esqueça que estes monitores de 30" necessitam de uma placa gráfica com saída DVI dual-link para poder tirar partido da sua resolução efectiva.

Refira-se que os monitores continuam a ser um dos poucos periféricos que podem durar mais que a vida útil de um computador, e são uma das peças fundamentais para o seu conforto e saúde dos seus olhos. Isto significa que, mesmo que decida poupar no hardware do seu computador, é essencial que compre um monitor de qualidade que provavelmente irá manter durante vários upgrades.

O meu velhinho monitor Viewsonic CRT de 17" durou bastantes anos (e ainda dura, embora relegado para o papel "inglório" de monitor secundário) , e o meu actual Viewsonic LCD de 18" já resistiu a dois upgrades, esperando agora ser substituído a curto prazo por um mais espaçoso de 24" - de preferência com iluminação backlight dinâmica por LEDs.

Mas quem sabe? Talvez a Eizo tenha a gentileza de me enviar um destes para que eu mude de campo e deixe de usar os Viewsonic. Afinal, a minha secretária já tem o espaço reservado para um bichinho destes. :)

P.S. E já agora, a nVidia podia enviar-me uma placa gráfica 8800 para poder disfrutar de uns jogos nestas resoluções.

2 comentários: