2007/11/14

A Alta Definição começa a mexer em Portugal

Numa notícia do Público:

Francisco Pinto Balsemão, presidente da Impresa, defende a aposta na televisão de “alta definição” no âmbito do concurso para a Televisão Digital Terrestre (TDT).
(...)
Numa primeira fase, defendeu, poderá existir apenas um canal para os três operadores existentes actualmente - RTP, SIC e TVI - “para atrair” os telespectadores. Só depois, acrescentou, se deverá passar para a fase seguinte, ou seja, cada operador terá o seu próprio canal.
(...)
O primeiro concurso, para a plataforma onde ficarão a RTP, a SIC e a TVI, será conduzido pela Anacom, por se tratar de um concurso de telecomunicações. O segundo concurso prevê a atribuição simultânea de uma licença para a gestão da plataforma de difusão e outra para a gestão do conjunto dos canais por assinatura.

Vamos lá ver o que sai daqui... Poderemos começar a ver telenovelas em HD, anúncios em HD, e filmes de DVD upscaled para HD!
Ou então apertam nas compressões para ficarmos com um canal HD onde se vêm os blocos de píxies a saltar por todo o lado...

Mas dou-lhes o benefício da dúvida... só reclamo depois de ver. ;)

9 comentários:

  1. TDT em HD em Portugal?
    Loooooooooooooooooool

    Só se for para lá de 2010 de certeza... 2013 talvez...
    Se a cabovisão que é uma empresa privada está a demorar este tempo todo, não esperes que o sistema terrestre vá assim num ápice...

    ResponderEliminar
  2. Há um prazo imposto pela Comissão Europeia para a transição para TDT (mas de qualquer maneira sabemos bem as vezes que Portugal já "alargou" esses prazos quando não interessa)

    Vejo isso a chegar mais rapidamente através dos novos canais via ADSL, tipo o Meo.

    Quanto aos outros, não devem ter pressa para oferecer HD. Se eles já poupam na largura de banda a cortar na qualidade dos canais em baixa definição, pensar no bitrate de um canal HD debe ser um "sacrilégio".

    E enquanto isso, o pessoal vai comprando TVs HD em 16:9 para ver emissoes low-def em 4:3... pfff

    (A não ser que queira arriscar ser chamado "pirata" e sacar conteúdo HD da net para dar uso à TV que comprou)

    Mas por este andar, quando as emissoes HD chegarem a Portugal, já andam os Japoneses a curtir em UHD a 7,680 x 4,320. :)

    ResponderEliminar
  3. Pois, eu sei que há esse prazo, e até gostaria de saber até quando é...
    Eu sou um amante da tv por satélite e acompanho bastante de perto este tema... Por isso sei que primeiro que isso chegue cá vai demorar imenso tempo... Vejamos o exemplo da Cabovisão... Para passar de vez de analógico a Digital olha o tempo que está a demorar...
    Isto porque as operadoras acho que dificilmente apostam na qualidade...
    Concordo contigo quando dizes que provavelmente vai surgir primeiro sobre a forma de 3play. Mas isso vai ser a pagantes, e não vai ser barato certamente...
    HD nos 4 canais estatais na minha opinião é uma miragem lá para 2013... Nos privados, lá para 2009, já deve haver progressos nesse sentido...

    ResponderEliminar
  4. Segundo as notícias que circularam na altura (Anacom) apontavam para 2012 como data do encerramento das emissões analógicas.

    O problema é que as emissoras preferem aproveitar o "digital" para espetar mais canais, em vez de aumentar a qualidade dos mesmos.

    Por ex. eu nao subscrevo nenhum dos canais de filmes da Tv Cabo porque acho inadmissível a qualidade que aquilo tem (ou melhor: nao tem!)

    De resto, mais de 90% da minha programação já nao depende das emissoras (nem tenho a minha TV principal sintonizada com os canais - já demonstra bem o caso).
    É tudo DVD e HDs (filmes e séries) vistos no "media center".

    E acredito que seja esse o futuro da TV, com os "Tivo's" e outros aparelhos do género.

    Nao estou a ver o pessoal a aguentar horários estupidos - como ter que esperar até às 02h da manha pra ver um filme ou uma série, e depois ainda ter que gramar com intervalos de 10 ou 15 minutos - por muito mais tempo.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo site da anacom @Carlos, era mesmo isso que procurava.
    Quanto à tvKaka :D sou batido nessas coisas. :D Só tenho a dizer mal deles, embora nunca tenha sido cliente. Transponders saturados, má qualidade de imagem, má assistência, etc etc... Leio mt sobre isso, e é o que concluo... Se depender deles, preferem enfiar mais uns 4 canais de lixo (como fizeram à 1 mês atrás) num transponder do que melhorar a qualidade dos existentes...
    Enfim...

    Concordo contigo a 100% quando dizes que o futuro vão ser essas plataformas, e não a Tv básica estatal que temos... A qualidade de imagem é má, os conteúdos ainda pior, e não interessa a ninguém...
    Quanto aos filmes em alta definição... Viva o TorrentLeech!!! :D heheh
    1080p lá é ao pontapé :D

    ResponderEliminar
  6. Exacto. Em vez de se preocuparem com os consumidores, e lançarem um formato unificado de HD, foram lançar o Bluray e o HD-DVD, conclusão: ninguém compra.

    Agora queixem-se que as pessoas prefiram sacar os conteúdos e ver aquilo sem restrições...

    Parece difícil eles chegarem à conclusão que nao podem castigar os clientes q pagam?
    Compro um DVD, tenho q gramar com 10 avisos q nao posso passar à frente, a ameaçar-me que vou parar à prisao se copiar aquilo ou mostrar aos vizinhos. Dasss, eu COMPREI aquilo, e ainda sou massacrado?
    Depois ainda me chamam ladrao por eu fazer o rip do DVD q comprei pra guardar no media center sem essas tretas fedorentas.

    Quem saca directo da net nem tem esse trabalho...

    Parece-me q as coisas estao invertidas, nao?
    E agora vem a netcabo fazer traffic shaping pra tentar tapar os torrents... pfff
    É da forma que muda toda a gente pra CLIX.

    ResponderEliminar
  7. Completamente de acordo...
    NetCabo = TvCabo = Sapo = péssimo serviço a preços elevados!

    Ao menos na clix (com umas manhas) à tráfego ilimitado e mais uma vez viva o TorrenLeech... :D

    Infelizmente ainda não tenho tv que suporte os 1080p, mas quando tiver vou-lhe dar uso, de certeza :)

    Um abraço

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida que os 1080p são o futuro, mas de momento os 720p são mais que suficientes.

    A não ser nos filmes de animação por computador, poucos filmes há que tirem "verdadeiro" partido dos 1080p. Mesmo a 720 já é suficiente pra muitas das vezes se notar os erros de focagem, má caracterização, etc.

    E depois, também depende do tamanho do ecrã, distância de visualização, etc.

    Mas estou a preparar um artigo "a sério" sobre tudo isso... depois podes comentar quando ficar pronto. :)

    ResponderEliminar
  9. Força... Cá estarei para o ler, se Deus quiser...

    Um abraço e parabéns pelo blog

    ResponderEliminar