Já se esperava: já tinham cantado vitória, depois foi a vez do CEO da Sony dizer que afinal havia empate... agora é altura do grupo HDDVD Europeu vir a público mostrar que os números demonstram uma realidade bem diferente (pelo menos na Europa).
De acordo com o grupo, os possuidores de leitores HD DVD compraram em média 3.8 filmes HD, contra apenas 0.6 filmes pelos possuidores de leitores Bluray.
Estes números foram obtidos por uma empresa independente (GfK) e contempla o total de discos vendidos para todos os leitores de alta-definição, incluindo as consolas de jogos.
De acordo com o estudo, a média mais alta é atingida em Espanha, com uma média de 5.7 filmes por leitor, o que é 14 vezes superior à media do Bluray - apenas 0.4 filmes.
Surpreendentemente, a PS3 foi incluída no estudo, mas obviamente que foi apenas porque o resultado interessa ao grupo concorrente - caso contrário certamente teria sido deixada de fora (como tem acontecido noutros estudos).
É sabido que a maioria dos possuidores de PS3 estão mais interessados nos jogos que nos filmes; ao contrário do que acontece com os leitores HD-DVD, que servem única e exclusivamente para o seu visionamento. Ao incluir a PS3 nas estatísticas, é provável que a média de filmes por leitor Bluray fique mais diluída do que se fossem considerados apenas os leitores de sala.
Entretanto, resta salientar que o volume do mercado HD representa ainda uma ínfima percentagem do mercado total de vendas de filmes. Veja-se o exemplo do recente lançamento do filme Transformers que bateu os recordes de vendas, com 100.000 unidades HD-DVD no primeiro dia... quando comparado com os 4.5 milhões vendidos em DVD normal.
Por cá, a Alta Definição vai sendo ainda uma miragem... restando-nos aguentar com o macroblocking nas emissões da TV Cabo, onde a quantidade vale mais que a qualidade.
2007/11/13
HD-DVD vs Bluray: "empate" a favor do HD-DVD?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)