2007/12/21

LCD vs Plasma

Quando se fala de LCDs vs Plasmas, a conversa normalmente descamba para discussões dignas do universo futebolístico.
No entanto, contra factos não há argumentos, e quando se põe lado a lado o melhor LCD e o melhor Plasma da actualidade... qual será o veredicto?

Foi exactamente isto que fizeram os técnicos da revista Sound&Vision analisando cuidadosamente o LCD Samsung LN-T5281F e o Plasma Pioneer Elite PRO-110FD Kuro.
(E sim, este Samsung já é daqueles com iluminação por LEDs, que são ajustados independentemente em várias zonas.)

E o resultado?

Embora o Samsung tenha efectivamente o melhor nível de negro já visto em LCDs, este plasma da Pioneer consegue ser ainda melhor.

Aliás, estes senhores consideraram este Plasma Pioneer como sendo o melhor TV HD que alguma vez viram - ponto final!
(tendo em conta que a vida deles é passada à frente de ecrãs... é algo que demonstra bem a excelência deste plasma :)

Portanto, se não tiverem problemas em abrir os cordões à bolsa, e ainda estiverem à procura de um bom presente de Natal, este Pioneer sem dúvida que ficará muito bem na vossa sala.

4 comentários:

  1. Eu acho que o LCD é a correcta tecnologia agora e para o futuro. O Plasma tem a vida contada. A Pionner é que insiste nessa tecnologia porque investiu imneso nela e também porque tem uma tecnologia exclusiva deles para fazer os seus tão famosos plasmas com imagem de pura excelência. Obviamente que tudo isso se paga e imenso á Pionner.
    Enquanto isso um LCD Full-HD de 40s" e mais custam metade do Pionner e exibem uma excelente imagem e hoje já conseguem obter os níveis de preto de qualidade no LCD.
    Eu concordei com a Sony quando abandonaram o plasma em favor do LCD...

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou "fã" dos LCDs.
    No entanto há que reconhecer que longe vão os tempos dos plasmas que duravam pouco, que queimavam a imagem, etc. etc.

    É certo que os LCDs têm ainda muito por onde evoluir: a iluminação por LEDs, por exemplo, pode vir a competir com as taxas de contraste dos plasmas.

    No fim, o que nos interessa... são os preços.

    Ter uma coisa "excelente", mas que custa uma fortuna; ou uma coisa "muito boa", a metade do preço... já se sabe que a maioria optará pelo mais barato.

    Dito isto, vi um LCD sharp no Media Markt em que os pretos... ui... aquilo para mim já me chegava! :)
    (E se este Plasma Pionner é a "referência" - agora vou andar atrás dele para ver a diferença com os meus próprios olhos)

    ResponderEliminar
  3. Os caras na alemanha tão fazendo uma pesquisa que vai substituir o Indio por Grafite o que promete avançar a tecnologia LCD muito afrente do Plasma, mas está previsto o primeiro protótipo só para daqui a dez anos!

    então vamo compra algo baráto pra durá uns 10anos e ai agente compra estes LCD de Grafite e com contrastes de 8.000.000:1 hehhee
    com resolução 10000x7500

    ResponderEliminar
  4. lol...
    ou então não compres nada o poupa esse dinheiro todo mais juros e luz etc pra comprar esses daqui a 10 anos pois vai custar uma fortuna!

    ResponderEliminar