2007/12/03

O Eee PC? Oui oui!

[English Version here]

E pronto, agora que o fim de semana já terminou, e o brinquedo já foi devolvido ao dono que gentilmente o cedeu para que eu o usasse e abusasse durante o fim-de-semana (descansem os sócios da sociedade protectora dos gadgets; não o tratei mal,) eis que é altura para aqui deixar as minhas opiniões e conclusões.

Para começar, como já tinha referido nas minhas primeiras impressões, o tamanho do Asus Eee PC está no ponto. Não houve ninguém que olhasse para ele e não dissesse imediatamente: "Quero um!" - mesmo antes de saber se aquilo era um computador ou uma cafeteira. No aspecto "gadget-que-tenho-que-ter" o Eee PC passa com distinção.


(comparação do tamanho do Eee PC com uma Nintendo DS e com um portátil "normal")

Com 4Gb de flash disk e 512Mb de Ram, este Eee PC todo em preto é - na minha opinião - o modelo mais bem conseguido do ponto de vista estético. É certo que o branco pode ter o seu look à la Mac, mas aqueles speakers ao lado do LCD de 7" são uma tristeza que salta à vista em qualquer outro modelo que não este Galaxy Black.


(comparação do Eee PC com um mini-teclado wireless: a nova definição de mini)

O teclado requer alguma habituação, mas gostei bastante do layout, não obrigando a muitas viagens à tecla "Fn" durante um uso normal (algo que por exemplo falha no Fujitsu U810/U1010.)



O Trackpad é minúsculo mas serve perfeitamente. Tem a função de "scroll" - que é obrigatória, num ecrã de tão reduzidas dimensões (800x480), no entanto falha num pormenor importante: o "tap" no pad para fazer o clique com o botão esquerdo. Para quem estiver habituado a usar os botões situados à frente do trackpad, isso não é problema - no entanto eu uso e abuso do "tap" para todos os cliques do rato - e 50% das vezes, ele nao era detectado.
Bem tentei ajustar todos os settings lá existentes, incluindo um que dizia detectar os taps rápidos, mas não encontrei ajuste nenhum que permitisse o seu uso como gostaria.
É um pouco estranho, uma vez que todos os trackpads, mesmo em modelos de baixo custo têm um comportamente bem mais aceitável do que este do Eee PC. No entanto, como só experimentei um, não tenho forma de saber se é um caso único, ou se este "problema" afecta toda a gama.

O LCD de 7" é razoável. Gostava de o ter experimentado no exterior, num dia de Sol, mas o tempo decidiu não me ajudar, estando bastante nublado e escuro... pelo que esse teste terá que ficar para outra altura.
No entanto, é no LCD que reside a primeira e mais grave lacuna do Asus Eee PC - a sua resolução de 800x480. No século passado talvez fosse aceitável, hoje em dia - não!



Isto é... quando usado com o interface no modo "fácil" com que o Eee PC arranca de origem, o ecrã é suficiente. Mas isso obrigaria a que todos os restantes programas estivesse concebidos para uso em ecrãs desta dimensão. Se usar o processador de texto ou a folha de cálculo é mais que aceitável, navegar na Internet torna-se rapidamente claustrofóbico. Na maior parte dos sites, metade do ecrã é logo ocupado pelas faixas publicitárias - e mesmo no modo "full-screen" do FireFox, dificilmente se consegue usar aquilo por mais que uns minutos sem que se torne desesperante.

Mas nem só na internet o ecrã fica "curto". Em várias janelas para configuração de opções de vários programas, é comum partes delas ficarem fora do ecrã, assim como os botões de OK, Cancel, etc. obrigando ao uso do "ALT+Left click+ mover o rato" para que seja possível arrastá-las de forma a acedermos a essas áreas. Algo que um utilizador iniciado dificilmente achará intuitivo.

Outros dispositivos que usam esta resolução, por norma em formato mais "portátil" que o Eee PC, como os Nokia N770, N800, N810 - por exemplo - têm a atenuante de possuirem "touchscreen" e terem a maior parte do software concebido para funcionar nesta resolução. Em alternativa, outros há que suportam formatos interpolados, com resoluções superiores que são depois re-escaladas para os 800x480.

No entanto, o ideal seria mesmo ter utilizado um ecrã de 1024x600 ou 1280x800 num tamanho ligeiramente maior, por exemplo de 9".
Obviamente, a opção por um ecrã de 7" com esta resolução deve-se principalmente ao controlo de custos. E embora possa continuar a ser uma boa opção para muitas pessoas, certamente que este "detalhe" será responsável por impedir que utilizadores mais avançados escolham o Eee.


(O Eee PC de 7", visto em toda a sua pujança num ecrã de 50" :)

Mas adiante que se faz tarde...

Carregando no botão "on/off", o Eee PC está pronto a funcionar em pouco mais que 15 segundos!
Algumas motherboards demoram mais que isso só para chegarem à parte de arrancar o sistema operativo. :)
O comportamento é mais que suficiente para fazer as habituais tarefas do "office" (neste caso, o Open Office) e navegar na internet. Obviamente há algumas limitações, com apenas 512Mb de Ram e sem "swap file" não esperem conseguir ter muitos programas abertos simultaneamente.
Se deixar o processador de texto e a folha de calculo abertos com documentos grandes, é quase garantido que o Firefox vai "crashar" depois de alguns minutos de internet.
Sem dúvida que o modelo de 1Gb será bem mais apetecível para os utilizadores mais intensivos.
(Refira-se que para usar 2Gb no Xandros, têm que recompilar o Kernel; no XP a memória é detectada e utilizada automaticamente, embora possam ler este meu post sobre o XP e os SSD)

Passada a primeira ronda de boots e reboots e vistos os programas que vêm instalados por defeito (sobre os quais não me vou pronunciar muito, uma vez que há centenas de sites que já o fizeram.) Activei o modo "avançado" que permite fazer reboot para o ambiente tradicional do Linux (Xandros).
Sem dúvida que muitos de vocês se sentirão mais confortáveis neste modo - já para não falar do acesso ao synaptic.
Saliento apenas uma pequena aplicação quem vem de série, de reconhecimento de voz, que serve para lançar as aplicações dizendo-se: "Computer Web, Computer Calculator, etc."
Funciona razoavelmente bem, deste que não haja ruído de fundo... senão... esqueçam)


(Remote Desktop a partir do Eee PC)

Até instalei o Google Earth, só para ver que tal corria - mas não "corre"... caminha... arrasta-se... muito... v a g a r o s a m e n t e . Não acredito que se deva unicamente ao processador de 900Mhz do Eee PC, e terá sem dúvida a ver com a memória livre ou ausência de swap file. Acredito que este problema possa ser resolvido numa próxima actualização do software.



A recepção WiFi é excelente, tendo apanhado rede em sítios que um portátil Acer já não apanhava. No entanto é um pouco incoerente o Eee não se ligar automaticamente à rede WiFi aque estava ligado depois de um "suspend-resume" - obrigando a fazer um "connect" manualmente. Aparentemente já há instruções na net sobre como alterar os scripts do Xandros de forma a conseguir isso - mas não os testei.

Ligar uma camara fotográfica digital e iPod via USB não foi problema. Embora seja possível e aconselhável que posteriormente instalem e usem os vossos programas favoritos para o efeito.
Ao ligar 3 "pens" USB, no entanto... 2 delas não foram reconhecidas. Uma de 128Mb "antiguinha", e uma recente de 2Gb foram detectadas mas não estavam visiveis no "explorador". A terceira, de 1Gb, funcionou perfeitamente. Refira-se que todas elas funcionam perfeitamente quer no Ubuntu quer no XP.

Se tivesse tido mais tempo, teria experimentado o Ubuntu e o XP no Eee PC, embora isso seja mais apropriado para o modelo de 8Gb, com 1Gb de Ram (preferencialmente expandido para 2Gb.)
Refira-se que, tal como já tinha mencionado - a tampa que permite o acesso à expansão da memória está coberto por um autocolante que invalida a garantia.



Nos EUA esta medida é ilegal, uma vez que o comprador tem o direito de fazer os upgrades que muito bem entender - por cá, não sei que diz a nossa lei quanto a isso.

Em jeito de conclusão: o Eee PC é um "brinquedo" que dá vontade de ter. Pelo preço que deverá chegar até nós (estima-se 350 Euros) não há qualquer concorrência.
É sem dúvida um computador ideal para crianças, ou para quem precise de um UMPC de baixo custe e dispense o touch-screen. Serve perfeitamente para tomar notas e fazer cálculos sem necessitar carregar um portátil pesado às costas.
No entanto, para utilizadores mais avançados, que esperavam fazer do Eee PC o seu novo "gadget" - as suas lacunas podem fazer com que estes procurem outras alternativas.

O ecrã reduzido e a ausência de bluetooth (embora seja possível acrescentá-lo internamente para quem for corajoso - ou usando um dongle USB) serão factores que afastarão muita gente.

Se irei comprar um ou não?... Ainda não me decidi.

Mais do que os 16Gb de flash que serão incluidos no Eee PC Elite para os developers, o factor que mais me custa a engolir é a reduzida resolução do ecrã.

Embora possa estar disposto a usar um dongle externo para usar o bluetooth ou HSDPA para ter internet móvel em qualquer lugar, a resolução reduzida torna o uso do gmail, google reader, e remote access em exercícios de scrolling dolorosos que têm que ser tidos em conta.

No entanto, demonstrando novamente, que o principal alvo da Asus é o mercado doméstico do segundo ou terceiro computador (ou para jovens que procuram o seu primeiro computador,) ao oferecer um computador apetecível e de baixo custo - pode considerar-se que é uma aposta ganha e que terá muitos adeptos.

Pontos fortes:

  • Preço
  • Formato compacto
  • Modo "fácil" para utilizadores iniciados
  • "Disco" Flash SSD
Pontos negativos:
  • Resolução do LCD limitada
  • Trackpad com "tap" problemático
  • 512Mb podem ser insuficientes

Para mim, parece que terei que continuar à espera de um misto de um Fujitsu U810/U1010 com o P1610... ao preço de um Eee PC! :)

18 comentários:

  1. Penso que este eeePC ilude as pessoas pelo seu baixo preço, mas em que a portabilidade é igual a um Portatil de 12". Ou seja, eles pegaram num de 12, e apenas colocaram a tela com 7", originando assim uma ilusão (engano). As pessoas pensam que têm um portatil ultra pequeno por ser de 7", mas que tem o tamanho de um de 12". Gostaria também de saber, que utilidade tem isto para as pessoas, porque é a nivel de funcões é um PDA com um LCD grande. 4GB ? Não sei em que situações se vai usar, mas gostava muito de saber (gostava mesmo, tenho curiosidade, sendo franco). Por uns 800/900 euros, tem-se um 12" ultra portatil do mesmo tamanho, com BASTANTE espaço em disco, leitor/gravador de DVD, que este peca imenso por ter e que se pode fazer tudo. Este eeePC é muito limitado. É a minha opinião.

    ResponderEliminar
  2. Isto destina-se a um segmento de mercado bastante específico.

    A nível do tamanho, é bem mais portatil e pequeno do que qualquer mini-laptop "normal", mesmo um de 12".

    Depois tem a questão do preço: falas nos 800/900 euros - isso é mais do dobro do que o Eee PC custa.
    É certo que o espaço (RAM/flash) é limitado - mas para quem pretender apenas usar o office e navegar na net de vez em quando, é mais que suficiente.

    Como disse, o objectivo deste Eee PC não é substituir um computador "principal", quer seja desktop ou laptop: é interessante como 2º ou 3º computador, para quem nao quiser andar a carregar um maior - ou para quem tiver necessidades básicas.
    E novamente, por este preço não há nada parecido com esta "portabilidade"...

    Para um uso avançado, é certo q fazem falta certas coisas: nomeadamente um LCD com mais resolução e mais RAM.
    (A Ram ainda se resolve, agora o LCD... para mim é o factor que me "estragou" a festa)

    Os 4Gb (ou 8Gb no outro modelo) são suficientes para o uso de navegar na net e escrever coisas no open office. Aliás, é facil prever que quem tenha um portatil destes use maioritariamente o espaço de disco de outro computador na rede de casa, ou na internet. Nesse aspecto, o espaço livre não é muito limitativo.
    Para além disso, pode sempre usar-se mais uns cartões SD com mais uns GBytes se tal for necessário.
    No entanto, é obvio que isto não é o computador ideal para guardar músicas e filmes! :)

    ResponderEliminar
  3. realmente o maior obstaculo é a resolução, mas com um xubuntu bem quitado consegue-se ficar com uma máquina bastante jeitosa (quem quiser é só experimentar fazer uma VM com xubuntu a 800x400), ocorrem-me algumas situações bastante interessantes para isto: testes de penetração, utilização em sala de aula, especialmente para pessoal de informática (python anyone?), troubleshooting em datacenters e simplesmente quando nos vem alguma coisa brilhante à cabeça e queremos implementá-la em menos de 30 segundos!

    ResponderEliminar
  4. Sim, consegue "viver-se" com a resolução (embora chateie por vezes - não lhes custava nada ter posto um bocadito mais :)

    E ainda para mais, com os "mods" que andam a fazer - especialmente a instalação de um touchscreen, o Eee PC fica verdadeiramente uma ferramenta bem versátil que da jeito em qualquer lado.

    Quando o meu chegar, meter-lhe um touchscreen e ligação à net 3G vão ser as minhas prioridades. :)

    ResponderEliminar
  5. Uso um para como terceiro computador.

    Ele supre minhas necessidades de navegacao e editor de texto quando estou em trânsito.

    Uso nele um acesso a rede 3g sem problemas.

    ResponderEliminar
  6. @Gustavo

    É exactamente para isso que também quero um... no entanto agora provavelmente vou esperar pelo novo modelo com LCD de 8.9" e mais resolução (que era a minha principal crítica ao Eee PC)

    ResponderEliminar
  7. Onde é que se pode adquirir um EEEPC? Apenas pela internet ou existe algum estabelecimento em Portugal que já tenha aparelhos destes?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  8. Ainda continuamos à espera da versão portuguesa... que por este andar nunca mais cá chega.

    Portanto, a melhor opção é mesmo comprar a versão internacional nas lojas online.

    ResponderEliminar
  9. E este aqui:
    http://yourblog.direct2dell.com/2008/05/28/something-from-dell-at-d6/

    A resposta da DELL ao EEEPC? ;o)

    Fiquei pasmado com a definição do ecran!

    "Here are the specs for the Dell Mini Inspiron: Atom 1.6 GHz, 3 USB ports, Ethernet, Card reader, Kensington lock, Adapter socket, Mic/line-out, VGA port, screen resolution at 1280×800. Scheduled to be released before the end of June 2008. It costs less than $500."

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  10. @luis

    Achas que eu deixava passar uma coisa dessas?
    Estou em cima dele. :)

    Dell Mini

    Pelas características é bem interessante.

    ResponderEliminar
  11. Olá Carlos, gostei da tua análise ao eee pc. Parece que no próprio site da asus já aunciam a chegada do novo portátil mas em branco. O que analisaste era preto, como conseguiste o portátil, de alguem que encomendou de fora de portugal o eee? Sabes se para o nosso país vem o preto? é que se eu adquirisse este bicho era o preto, sendo que o branco suja-se e risca-se mais fácilmente. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  12. @racoliv

    Este modelo foi-me cedido pela Asus, para efeitos do "review".

    Neste caso, o modelo 701, com o LCD de 7" fica mais atraente sendo todo preto - no branco as colunas ao lado do LCD destoam mais.

    Agora nos novos modelos, de 9"/10", o caso já não é tao crítico; embora eu continue a preferir o modelo em preto.

    ResponderEliminar
  13. E a cor preta? será que vem para o nosso mercado? Se esse modelo foi fornecido pela asus é de esperar que também comercializem o modelo preto não é? Antes de mais o meu muito obrigado pelos esclarecimentos.

    ResponderEliminar
  14. Sim, é de crer que sim.
    Aliás, a cor preta e algumas outras... que o Eee PC também está disponível naqueles azuis e rosas e tais. :)

    ResponderEliminar
  15. Daqui racoliv com mais informações acerca das cores do asus eee pc. Mandei um email a um elemento da asus internacional sobre essa questão que redireccionou o pedido para a asus portugal. A resposta foi clara, e como o Carlos foi muito simpático nos seus esclarecimentos decidi partilhar esta informação no seu blog, para esclarecer todos os que tiverem a mesma dúvida que eu, anexo de seguida o email que recebi, de um dos "responsáveis" da Asus Portugal:

    ----------------------
    Caro "racoliv",

    O lançamento do nosso EeePC 701 4G em Preto tal como em outras cores (rosa, azul e verde) está previsto para Portugal mas não na mesma data.

    A nossa previsão actual é para quê essas cores sejam disponibilizadas em meados de Setembro.

    Atentamente
    André Gonçalves

    ResponderEliminar
  16. Obrigado pela info Rui.

    Esse André da Asus é um tipo fixe. :)
    Pena que não tenha o "peso" necessário para acelerar o processo para termos os Eee PC cá em Portugal, mas de certeza que faz os possíveis - que eu bem lhe chateio a cabeça. :)

    ResponderEliminar
  17. Parabém pelo excelente review.
    Vou comprar um desses!!!
    Poste seu review no http://www.forumsnotebook.com.br . A galera vai gostar!!!

    ResponderEliminar
  18. CARO "TOUPEIRA",

    Pode encontrar uma lista dos distribuidores Asus no site português da marca: www.eeepc.com.pt . Basta clicar no "Onde comprar", presente na barra prea que surge na página principal.

    Boa compra!¢

    ResponderEliminar