2008/01/25

OLEDs com mais Futuro

A tecnologia OLED promete displays ultrafinos de alta qualidade e com baixo consumo de energia, no entanto o seu maior problema era o seu reduzido tempo de vida - quase metade do de um ecrã LCD semelhante.

Afinal, quem é que vai gastar uma fortuna num TV OLED, se souber que ele vai "gastar-se" num par de anos?

Um dos poucos displays OLED comercializados (o XEL1 da Sony) tem já um tempo de vida útil de 30,000 horas - 10 anos a ver 8h de TV por dia, ou 3.5 anos se ligado 24h/dia - o que já é bastante aceitável.

Com este novo processo de fabrico da Toshiba Matushita Displays, o tempo de vida dos OLEDs será duplicado, graças a um processo de transmissão de luz mais eficiente. Isto acabará de vez com todas as preocupações relativas à longevidades destes displays - estigma que também assombrou os plasmas de primeira geração.

via [Techradar]

2 comentários:

  1. Quanto à tua pergunta sobre quem compra uma TV sabendo que se "gasta" num par de anos...hmm...eu e toda a gente que já teve um projector! heheh :oP

    Tenho o meu actualmente parado desde que pus o plasma no quarto mas a verdade é que nunca tive muito satisfeito com o projector. A imagem era grande mas o barulho era mesmo incómodo!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Ehehe, bem sei... ou melhor - irei saber, quando tiver que trocar a lampada do meu RPTV.

    No entanto, foi uma medida bem pensada. Na altura em que o comprei - havia o risco dos burn-in nos plasmas, e LCDs acessiveis de grandes dimensoes estavam fora do orçamento.

    A unica opcao era mesmo uma TV de projeccao. No entanto, no meu caso cada lampada dá para 6000 a 8000h, e custam cerca de 150 Eur. valor que acho aceitavel para "revalidar" a TV por mais uns anos.
    Na estimativa que fiz "por alto", cada lampada durar-me-á cerca de 3 anos - pelo que ainda tenho 1 ano ate ter que me preocupar com isso. :)

    Quanto ao ruido dos projectores, os novos sao completamente inaudiveis.
    (E digo isto tendo estado a 5cm de um projector 1080p, numa sala em silencio, e ter dificuldade em perceber se estava ligado ou nao - tirando o "pequeno" pormenor da luz a sair pela lente! :)

    ResponderEliminar