2008/02/06

Novo Sensor CMOS da Kodak

A Kodak anunciou um novo sensor CMOS que promete revolucionar o segmento de mercado móvel. Este novo sensor, o KODAK KAC-05020 é o primeiro sensor de 5 megapíxeis a usar pixeis de 1.4 microns.

Tradicionalmente, o uso de pixeis mais pequenos era sinónimo de baixa qualidade de imagem, em particular em situações de fraca luminosidade - como todos poderão já ter experimentado quando usam o vosso telemóvel para tirar fotografias no escuro. No entanto a Kodak diz que a nova tecnologia utilizada no KAC-05020 permite uma qualidade de imagem igual ou superior à dos dispositivos com pixeis de 1.75 microns.

Para além de utilizar um filtro de cores KODAK TRUESENSE, que adiciona um filtro "transparente" a cada bloco de filtros vermelho, azul e verde (relembre-se que a Kodak inventou o filtro "Bayer" original, usado nos sensores CMOS a cores); este sensor inverte o processo tradicional de captura de imagens.
Normalmente, um sensor CMOS conta os electrões criados pelos fotões que chocam com o sensor: quanto mais luz, mais electrões, e maior a "carga" em cada píxel.
Neste caso, a Kodak utiliza o processo inverso, usando a ausência de electrões para criar uma imagem com maior qualidade.

Este sensor poderá também ser usado em câmaras de alta-definição, uma vez que permite a captura de imagens em 720p a 30fps.

via [DPReview]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)