2008/02/24

Samsung Explica SSDs

Com o crescente interesse nos discos de estado sólido Flash (SSD) e tendo em conta que a Samsung é um dos principais interessados em que a tecnologia seja adoptada em larga escala, veio a público explicar/acalmar os receios sobre o número limitado de escritas das actuais memórias Flash.

De facto, uma memória Flash normal tem apenas a capacidade de ser re-escrita cerca de 100 mil vezes.
É certo que há memórias de alta-endurance, capazes de suportar 1 milhão de escritas ou mais, mas são bastante mais caras (e sabemos que mesmo 64Gb de Flash "normal" já é suficientemente cara.)

No entanto, há técnicas que praticamente eliminam este problema - o chamado wear leveling - que fazem com que as escritas sejam distribuídas por diferentes blocos, em vez de estarem sempre a apagar/escrever o mesmo sector.
Segundo a Samsung, usando este sistema, um disco SSD pode ser completamente escrito, apagado, tornado a encher e apagado novamente de hora a hora, durante anos - sem que os consumidores se tenham que preocupar com a fiabilidade do mesmo.

Ora - este é um dos piores casos, uma vez que, se encherem o disco não há sectores livres no qual fazer o "wear leveling": 100,000 ciclos / 2 vezes por hora = 5.7 anos de uso.

Com discos parcialmente cheios, então podem ficar mesmo descansados...


Quanto a mim, o principal problema é que - a este ritmo - pela altura em que os SSD Flash estiverem a preços aceitáveis, provavelmente já terão a concorrência de outras tecnologias de memórias não voláteis que oferecem maiores velocidades, a mais baixo custo e sem limite de escritas... e aí, a memória Flash rapidamente se tornará obsoleta.

Portanto, não se surpreendam se depararem com uma forte campanha de marketing para nos "impingir" estes discos flash SSD antes que os rumores comecem a surgir.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)