2008/03/04

Audiófilos Comidos de Cabidela

Não foi bem "de cabidela", foi mesmo de cabide!

Um grupo de audiófilos foi submetido a um teste onde, uns "fabulosos" Monster Cable (que custam uma fortuna) iriam ser comparados com uns cabos "normais". O que eles não sabiam era que os cabos ditos normais tinham sido entretanto trocados pelos arames de uns cabides!

O resultado foi que: nenhum deles conseguiu detectar diferenças entre os "cabos" testados, dizendo que ambos soavam de forma excelente.

É mesmo caso para relembrar o velho: "E esta, hein?"

Obviamente, é certo que inúmeros "audiófilos" se insurgirão contra este teste alegando mil e um motivos para que isto acontecesse, e que se fosse com eles seria diferente... mas... de certeza que vai fazer com que muitos milhares de consumidores pensem duas vezes da próxima vez que um comerciante lhes vier impingir cabos "de alta qualidade"!

A única vez que tive problemas de cabos, não eram propriamente os cabos, mas sim as fichas e os contactos mal feitos.
De resto, há muitos anos que tive oportunidade de experimentar cabo de - na altura 50 "contos" (250 Eur.) o metro, versus "cabo eléctrico comum" - e cheguei à mesma conclusão.
Admito que para grande distâncias, cabo com malha de isolamente seja melhor para prevenir interferências, mas mesmo assim não há necessidade de pagar por algo que - como está mais que provado - quase ninguém detecta a diferença.

(E estamos a falar de material de referência... assumindo que 90% das pessoas tem aparelhagens bem mais "comuns" - i.e. foleiras - então qualquer hipotética diferença seria ainda mais reduzida)

2 comentários:

  1. Eu noto diferença é quando compro o cabo e cravo as fichas eu! :oP heheh

    Ai sim, há sempre perca de sinal e ouve-se ruídos e etc!

    Desde que o cabo venha vulcanizado sou um pouco da tua opinião (embora já tenha visto cabos das lojas dos trezentos que QUASE não tem fio condutor)!

    Além de serem limitados logo por ai são extremamente perigosos (se estivermos a falar de tomadas eléctricas por exemplo)!

    Hugz,
    Luís

    ResponderEliminar
  2. Se cravares as fichas em condições e soldares, não há motivos para que não seja tão bomo como todos os outros. :)

    ResponderEliminar