2008/03/06

Google APIs, Analytics e Sync do Calendário

E palavra de ordem hoje no Google é partilhar, partilhar, partilhar.

A partir de agora, gerir os vossos contactos do Google passa a ser muito mais fácil, uma vez que o Google disponibilizou a API que permite isso.

Assim, em vez de terem que se arriscar a introduzir os vossos dados num site externo, para que este possa aceder aos vossos contactos, será possível permitir esse acesso de forma muito mais segura sem que tenha que divulgar a vossa password.

Isto abre também inúmeras novas possibilidades, como a possibilidade de facilmente manterem os vossos contactos sincronizados em vários dispositivos - e não tenho dúvida que todas estas alterações estão a ser feitas para tornar o Android numa plataforma ainda mais eficiente e prática.

Por outro lado, se usam o Google Analytics, vão reparar nalgumas novidades: o benchmarking e, novamente, a partilha de dados.
O primeiro permite analisar e comparar a performance dos vossos sites em relação a sites semelhantes (ou diferentes.)
Por exemplo, se o vosso site de venda de flores online teve um pico de visitas num certo dia, poderão ver se esse pico foi "geral" - reflectindo-se noutros sites semelhantes - ou se ocorreu apenas no vosso.

Quanto à partilha de dados, será possível partilhar os dados do Analytics com outros seviços do Google, permitindo - por exemplo - melhorar campanhas AdWord, o optimizador de conversões, etc.

É sempre bom ver que o Google não para de melhorar os seus produtos.


Por outro lado, se andam sempre às turras para sincronizarem o vosso calendário do Outlook com o calendário do Google, os vossos problemas estão resolvidos: eis o o Google Calendar Sync.

Assim, passa a ser simples manter eventos actualizados em múltiplos computadores, entre o Google Calendar e o Outlook.

Por exemplo: adicionam um evento ao vosso calendário do Outlook no vosso PC de secretária. Esse evento vai ser sincronizado para o Google Calendar. De seguida, o vosso portátil vai detectar o novo evento no calendário online e vai actualizar o seu próprio calendário no Outlook.

Simples, prático e eficaz. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)